Você está aqui: Página Inicial / Operação Verde Brasil é encerrada com resultados positivos em Manaus

Notícia

Operação Verde Brasil é encerrada com resultados positivos em Manaus

Operação Verde Brasil empregou 1.433 pessoas e combateu delitos ambientais nos estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

Censipam participa de encerramento da Operação Verde Brasil em Manaus

Censipam participa de encerramento da Operação Verde Brasil em Manaus

Manaus, 07/11/2019 – Órgãos municipais, estaduais e federais participaram do encerramento da Operação Verde Brasil realizada no 2º Grupamento de Engenharia do Exército, nesta terça-feira (05/11), em Manaus (AM).

A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi coordenada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva e foi sediada no Centro Regional do Censipam em Manaus (CR-MN).

A Operação Verde Brasil empregou 1.433 pessoas e combateu delitos ambientais nos estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a atuação das equipes de campo contribuiu para a redução de focos de calor em 44% em Rondônia e 32% no Acre, comparado com o ano passado. Os números de focos de calor ficaram abaixo da média histórica em ambos os estados.

O total de multas chegou a mais de cento e vinte milhões de reais.

Foram desencadeadas também ações cívicas sociais e de conscientização em comunidades próximas às bases de operações. Nessas atividades, foram realizados 1593 atendimentos médico-odontológicos, 1.362 de prevenção de saúde, 725 exames e distribuição de 100 medicamentos.

O evento de encerramento teve a presença de representantes do CR-MN: gerente regional, Ricardo Hatherly, do coordenador de inteligência, José Alves Júnior, e do servidor da área técnica, Ronaldo Domingues.

Participantes
Participaram da Operação Verde Brasil: 17ª Brigada de Infantaria de Selva, 4º Batalhão de Aviação do Exército, Ala 6 da Força Aérea Brasileira, Força Nacional de Segurança, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Acre e Rondônia, Secretaria de Meio Ambiente do Acre, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Instituto de Meio Ambiente do Acre, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Militar Ambiental de AC e RO, Defesa Civil do AC e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).