Você está aqui: Página Inicial / SipamHidro auxilia Defesa Civil em municípios afetados por enchentes no AM

Notícia

SipamHidro auxilia Defesa Civil em municípios afetados por enchentes no AM

Dados topográficos produzidos pelo Censipam apontam com precisão áreas atingidas por alagamentos

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

Dados topográficos fornecidos pelo Censipam auxiliaram a Defesa Civil

Dados topográficos fornecidos pelo Censipam auxiliaram a Defesa Civil

Brasília, 07/06/2019 – A Defesa Civil do Amazonas utilizou dados produzidos pelo SipamHidro para apoiar municípios e apontar com precisão áreas atingidas pela cheia de rios da bacia amazônica. Com os dados fornecidos pelo sistema de alerta hidrometeorológico desenvolvido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), é possível distinguir individualmente cada casa inundada pela água.

Os modelos foram disponibilizados para a Defesa Civil do Amazonas e dos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba e Careiro da Várzea. “Os dados que geramos são muito precisos e corresponderam às áreas exatas atingidas pelos alagamentos. Isso facilita a decretação de estado de emergência pelos municípios”, afirmou Carlos Benedito, responsável pelo SipamHidro no Centro Regional de Manaus (CR-MN).

As informações topográficas foram colhidas com auxílio de GPS diferencial (DGPS) e de aeronaves remotamente pilotadas (drones). Com os dados obtidos, foi gerado um Modelo Digital do Terreno (MDT), com curvas de níveis com espaçamento de 10 cm.

SipamHidro
SipamHidro é uma plataforma digital desenvolvida pelo Censipam para integrar dados, visando monitorar e prognosticar riscos de natureza hidrometeorológica. O sistema oferece suporte às ações de competência dos órgãos tomadores de decisão no enfrentamento das adversidades causadas pelas enchentes.

O sistema é capaz de monitorar e prever inundações ocasionadas pela subida dos níveis dos rios e também acompanha, em tempo real, as condições do tempo e as formações de tempestades severas que causam alagamentos e inundações nas áreas urbanas das cidades da Amazônia.

Disponível para acesso de qualquer cidadão pela internet, o sistema SipamHidro já mapeou sete municípios na Amazônia e a intenção é chegar a 63.