Notícia
Servidores participam de curso de análise de dados hidrológicos
Promovido pela ANA, o curso possibilitará a melhora na qualidade dos produtos oferecidos pela plataforma digital do SipamHidro
Brasília, 09/11/2018 - Servidores dos três centros regionais do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) participaram de curso de capacitação sobre Hidrologia Espacial e Sistema para Análise de Dados Hidrológicos, de 5 a 9 de novembro, no Centro de Coordenação Geral (CCG), em Brasília (DF).
O curso é promovido pela Coordenação de Dados e Informações Hidrometeorológicos da Agência Nacional de Águas (Ana) e tem o objetivo de preparar equipes técnicas para confecção de estações virtuais altimétricas, bem como nas atividades de análise de consistência de dados fluviométricos.
“O conhecimento adquirido nos cursos ministrados pela ANA será de grande importância à melhoria da qualidade dos produtos hoje oferecidos na plataforma digital do SipamHidro, no que tange ao monitoramento e previsão de inundações nas áreas urbanas da Amazônia”, afirmou Flávio Altieri, analista de ciência e tecnologia do Censipam, um dos participantes do curso.
“Também será possível realizar a coleta remota de dados históricos e atuais do comportamento dos níveis dos rios com base em altímetro satelital, possibilitando, desta forma, incorporar ao SipamHidro municípios que até então não dispõem dos instrumentos convencionais necessários para obtenção desses dados”, completou o analista.
Também fizeram a capacitação os servidores Carlos Benedito Santana, do CR-MN, Daniele Nogueira, do CR-BE, e Thiago Martarole e Astrea Alves Jordão, do CR-PV.