Você está aqui: Página Inicial / Secretário-geral do MD conhece trabalho do Censipam

Notícia

Secretário-geral do MD conhece trabalho do Censipam

Utilizando a tecnologia das antenas de comunicação via satélite, general Joaquim Silva e Luna conversou com os Pelotões de fronteira de Matucará (Amazonas) e Surucucu (Amapá).

O secretário-geral do Ministério da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, visitou na manhã de hoje (26) o Censipam, em Brasília. Ele foi recebido pelo diretor-geral Rogério Guedes, que explicou os projetos em andamento no órgão e mostrou a infraestrutura tecnológica utilizada na Amazônia. O general Silva e Luna ressaltou a função estratégica do órgão para a região. “É surpreendente o potencial do Censipam", ressaltou.     

 Além de assistir à apresentação dos projetos, ele conversou com militares dos Pelotões de Fronteiras de Maturacá (Amazonas) e Surucucu (Amapá), através das antenas de comunicação via satélite do Censipam instaladas nos Pelotões. Com os equipamentos, eles  têm acesso a telefone, internet e banco de dados. Também visualizou imagens de satélites em 3D, produzidas pelo sensor ADS 80 (uma câmara de imageamento aéreo digital de alta resolução) aeroembarcado nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O Censipam investiu R$ 3 milhões na compra da estação de processamento em solo das imagens feitas pelo sensor.      

Guedes apresentou ao secretário o Projeto Cartografia da Amazônia, que terminará em 2018, e mapeará 1,8 milhão de quilômetros quadrados da Amazônia, o chamado vazio cartográfico. “Grande parte do vazio está localizado nas fronteiras com o Peru, Colômbia e Venezuela”, explicou Guedes. Ele ainda afirmou que 74% do projeto estão concluídos e do legado que deixará para as Forças Armadas, executora do Projeto. Segundo ele, são barcos para a Marinha, modernização de sensor nas aeronaves e melhorias nas instalações da área de Cartografia do Exército.  Ao final, foram apresentadas as ações e as operações que o Censipam participa na Amazônia de combate aos ilícitos.