Você está aqui: Página Inicial / Secretaria de Controle Interno do MD conhece projetos do Censipam

Notícia

Secretaria de Controle Interno do MD conhece projetos do Censipam

Nova equipe de controle interno do Ministério da Defesa quer potencializar a autotutela da gestão pública

Por Willian Cavalcanti

Auditores conhecem projetos do Censipam

Auditores conhecem projetos do Censipam

Brasília, 22/02/2019 – A nova equipe da Secretaria de Controle Interno (Ciset) do Ministério da Defesa, Paulo Grazziotin, conheceu os projetos nesta sexta-feira (22/2) projetos desenvolvidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Liderada pelo secretário da Ciset, Paulo Grazziotin, os auditores conheceram o trabalho realizado nas áreas de sensoriamento remoto, proteção ambiental e sistematização de informações, com destaque para os projetos Cartografia da Amazônia, Amazônia SAR e SipamHidro. O diretor de produtos do Censipam, Péricles Cardim explicou que o projeto Amazônia SAR está avançando na busca por parceiros. “A intenção é crescer ainda mais, queremos fazer novas parcerias com órgãos nacionais e também internacionais”, afirmou.

O diretor técnico Cristiano Cunha destacou a instalação de antenas via satélite para comunicação em barda larga, com cerca de 500 terminais em toda a Amazônia. “Damos prioridade para áreas mais carentes e que contribuam para o Sistema de Proteção da Amazônia”, disse.

Os diretores explicaram como os projetos do Censipam atendem demandas de diversos órgãos e da comunidade amazônica, como o sistema SipamHidro, que emite alertas sobre enchentes e níveis de rios e está disponível para qualquer cidadão. Na área de inteligência, foi dado destaque para ações de combate ao desmatamento, garimpo ilegal, regularização fundiária e narcotráfico.

O diretor-geral substituto, General Luiz Felipe Linhares, se mostrou preocupado com relação à unificação do orçamento do Censipam, que conta com recursos doados pelo Fundo Amazônia. O General Linhares apresentou o quantitativo do efetivo do Censipam, em que muitos são cedidos de outros órgãos ou militares das Forças Armadas. Apresentou também o número de termos de cessão de uso e os contratos em andamento pelo Censipam.

O secretário da Ciset, Paulo Grazziotin, se mostrou surpreso com o trabalho realizado e detalhou a linha de atuação do sistema de controle interno do Ministério da Defesa. “Não tinha essa dimensão do trabalho. A gente fica muito feliz. Somos uma equipe nova no ministério e queremos potencializar a autotutela da gestão pública”, afirmou.

Grazziotin explicou que a Ciset está elaborando um boletim chamado “No Radar’, que trará temas e dicas sobre gestão pública e controle interno. “A legislação de controle interno do Brasil está alinhada ao que há de mais moderno no mundo. Vamos trabalhar para que os objetivos estratégicos do Censipam sejam atingidos”, afirmou o secretário da Ciset.