Você está aqui: Página Inicial / Rogério Guedes deixa direção-geral do Censipam após 13 anos

Destaque

Rogério Guedes deixa direção-geral do Censipam após 13 anos

Projetos Cartografia da Amazônia, Amazônia SAR e SipamHidro foram destaque durante o comando de Guedes

Por Willian Cavalcanti

Colegas de trabalho homenagearam o ex-diretor

Colegas de trabalho homenagearam o ex-diretor

Brasília, 08/02/2019 – Rogério Guedes Soares deixou, nesta quinta-feira (7/2), a direção-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) após mais de 13 anos no comando do órgão. Nascido em São Borja, no interior gaúcho, Guedes iniciou sua carreira no Censipam como diretor de Administração e Finanças, de setembro de 2005 a janeiro de 2009, quando assumiu a direção-geral do órgão.

Entre as diversas atividades conduzidas por Guedes durante a sua gestão se destacam os projetos Cartografia da Amazônia, Amazônia SAR e SipamHidro. “Foram anos de muito trabalho e, graças ao empenho de todos vocês, conseguimos alcançar excelentes resultados. O diretor é apenas um facilitador e guia dentro dessa estrutura tão complexa que é o Sistema de Proteção da Amazônia”, afirmou Guedes durante o discurso de despedida.

O secretário-geral do Ministério da Defesa, Almirante Almir Garnier Santos, afirmou que a atuação do diretor foi decisiva para o cumprimento da missão do Censipam. “Como bom gestor, Rogério soube conciliar e coordenar diversos interesses e entidades envolvidos da temática amazônica, sempre buscando a proteção e desenvolvimento da região”, afirmou o almirante.

Para Guedes, uma importante conquista dos últimos anos foi a retomada do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam). “Conseguimos em 2018 realizar uma reunião com todos os membros do Consipam. E agora também temos o regimento interno aprovado e assinado. Esse passo é muito importante, pois políticas públicas para a Amazônia somente serão implementadas com uma ampla discussão e apoio das principais áreas do Estado”, afirmou.

Durante a cerimônia de despedida, Guedes também recebeu os cumprimentos de colegas de trabalho. “Ao longo desse período de convivência, independente da posição hierárquica, surgiu uma amizade fraterna. Agradecemos pela forma justa e carinhosa com que Rogério sempre nos tratou, vigilante para que nossos servidores desfrutassem das melhores condições de trabalho possíveis”, afirmou o gerente regional do Censipam em Manaus (AM), Bruno Monteiro.