Você está aqui: Página Inicial / Vencedores de concurso da NASA apresentam projetos no Censipam em Porto Velho

Notícia

Vencedores de concurso da NASA apresentam projetos no Censipam em Porto Velho

Projetos foram apresentados na Sexta C&T, espaço para divulgar pesquisas e produtos que possam ser utilizados pelo Sipam

Por Willian Cavalcanti/CR-PV

Vencedores de concurso da NASA apresentam projetos no CR-PV

Vencedores de concurso da NASA apresentam projetos no CR-PV

Porto Velho, 13/11/2019 – O Centro Regional de Porto Velho (CR-PV) realizou no último dia 8/11 a Sexta-Feira da Ciência e Tecnologia (Sexta C&T). Nesta edição, os vencedores do NASA Space Apps Challenge 2019 (Hackthon) apresentaram aos servidores do CR-PV os projetos desenvolvidos para a competição.

A primeira equipe a apresentar foi a “Haarpia”, quarta colocada no Hackathon da NASA. O grupo formado por estudantes de Engenharia Florestal, Geografia e Tecnologia da Informação desenvolveu um produto para disponibilizar cartas-imagem de áreas indígenas, com o objetivo de dar acesso a informações sobre essas localidades. Três membros da equipe são estagiários da DIVSER do CR-PV.

A "Vitória Régia Space” obteve o terceiro lugar no Hackthon e foi a segunda equipe a se apresentar. O grupo formado pelo servidor da DIVSER, Henrique Bernini, e por servidores do estado de Rondônia desenvolveu uma plataforma para mapear a quantidade de clorofila na água utilizando dados do Satélite Landsat 8 da NASA.

A equipe “Dumont Team”, primeira colocada no Hackthon, projetou um drone feito de grafeno movido à energia solar. O grupo é formado por estudantes do IFRO de Campus Cacoal, um professor e até uma jornalista. Eles foram desafiados a reduzir o uso de fios de uma nave para melhorar o desempenho. “O nosso projeto pode ser uma possível alternativa para ajudar na missão MARS 2020, com o uso de eletrocondutores”, destacou o membro do grupo Felipe Hifram.

A Sexta C&T busca ser um espaço para apresentação de projetos de pesquisas, serviços e produtos que podem vir a ser utilizados pelo Sistema de Proteção da Amazônia. Todos os servidores, bolsistas e estagiários podem participar. A perspectiva é que sejam realizados mais dois eventos ainda este ano.

“Uma das propostas da Sexta C&T é a integração entre os serviços, é ver o que cada servidor está proporcionando ao Censipam”, afirmou o servidor José Mario Fraga.

NASA Space Apps Challenge
O evento da Agência Espacial Americana (NASA) foi criado em 2012 com o objetivo de buscar soluções inovadoras para a área de tecnologia. Os participantes dispõem de 48 horas para solucionar, criar e inovar com projetos que visam ao desenvolvimento tecnológico, com o apoio de mentores de diversas instituições.