Você está aqui: Página Inicial / Presidente do TRF 1 conhece projetos do Censipam

Notícia

Presidente do TRF 1 conhece projetos do Censipam

Desembargador Ítalo Mendes conheceu projetos e sistemas para proteção da Amazônia

Por Willian Cavalcanti

Comitiva do TR 1 conheceu sistemas do Censipam

Comitiva do TR 1 conheceu sistemas do Censipam

Brasília, 08/05/2020 – O presidente do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF 1), desembargador Ítalo Mendes, conheceu nesta sexta-feira (8/5) os principais projetos e sistemas desenvolvidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) na região amazônica.

O TRF 1 exerce jurisdição sobre o Distrito Federal e 13 estados, incluindo as nove unidades da federação que compõem a Amazônia Legal.

O diretor-geral, José Hugo Volkmer, apresentou ao desembargador ferramentas desenvolvidas para monitoramento do desmatamento, de eventos extremos e de ilícitos na região. O magistrado conheceu também sistemas de inteligência para mapeamento de pistas e garimpos na Amazônia.

Volkmer destacou a implantação da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combate a crimes ambientais na Amazônia. A ação é fruto do trabalho do Conselho Nacional da Amazônia Legal e terá coordenação das Forças Armadas em parceria com órgãos ambientais.

“Vamos reunir no Censipam uma equipe de especialistas que irá integrar sistemas já operados pelos diversos órgãos do Estado, de forma a otimizar as ações de campo durante a GLO”, explicou Volkmer.

Para o presidente do TRF 1, é importante saber onde encontrar informações corretas. “Nosso compromisso é com o interesse público. Fiquei muito satisfeito em saber que o País possui um órgão onde possamos buscar dados confiáveis sobre a Amazônia”, disse o desembargador.

Segundo o presidente do TRF 1, a intenção é que turmas de cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados possam conhecer o trabalho realizado pelo Censipam.