Você está aqui: Página Inicial / Pesquisadora realiza treinamento com meteorologistas do Censipam em Manaus

Notícia

Pesquisadora realiza treinamento com meteorologistas do Censipam em Manaus

Os conhecimentos passarão a ser incorporados para tornar as previsões climáticas do Censipam mais robustas

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

Os conhecimentos passarão a ser incorporados para tornar as previsões climáticas do Censipam mais robustas

Os conhecimentos passarão a ser incorporados para tornar as previsões climáticas do Censipam mais robustas

Manaus, 05/11/2018 – A professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná, Alice Marlene Grimm, participou de treinamento com meteorologistas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), de 28 de outubro a 1º de novembro, em Manaus (AM). O objetivo é que as equipes de meteorologia dos centros regionais de Manaus, Belém e Porto Velho possam melhorar os índices de acerto na previsão do tempo, colaborando com a produção do boletim climático do Censipam.

Com larga experiência e extensa produção científica sobre as condições atmosféricas da região amazônica, a professora Alice Grimm tem estudos aplicados na área de teleconexões extra-trópicos e trópicos, interação dos sistemas oceânicos e continentais, monções sul-americanas e a previsão do tempo no início das estações chuvosa, seca e intermediária.

“A vinda da professora se dá no momento em que estamos discutindo a previsão climática para o próximo trimestre. Isso é extremamente importante, considerando-se que essa previsão se dará sob a influência do fenômeno El Niño e, adicionalmente, num período de mudança de estação”, explicou Ricardo Dallarosa, chefe da Divisão de Meteorologia do CR-MN.

As palestras abordaram resultados de pesquisas que mostram as interações dos sistemas atmosféricos e o comportamento das chuvas na América do Sul, em especial na Amazônia. O destaque ficou com a influência do fenômeno El Niño, de grande relevância para as previsões de médio e longo prazos.

“Esses conhecimentos passarão a ser incorporados nas discussões climáticas futuras que realizamos mensalmente, tornando nossas previsões mais robustas”, completou Dallarosa.

Também participaram das palestras os servidores do CR-BE Nilzele de Vilhena e o Major Urias Andrade Pinheiro. Já o CR-PV foi representado por Marcelo Gama e Diego da Costa. Também estiveram presentes 12 alunos da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), um estudante da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e dois representantes da Defesa Civil de Manaus.