Você está aqui: Página Inicial / Novo secretário-geral da Defesa conhece projetos e estrutura do Censipam

Notícia

Novo secretário-geral da Defesa conhece projetos e estrutura do Censipam

Diretores apresentaram principais projetos e sistemas desenvolvidos no âmbito do Sistema de Proteção da Amazônia

Por Willian Cavalcanti

O Tenente-Brigadeiro Amaral conheceu a estrutura organizacional e projetos do Censipam

O Tenente-Brigadeiro Amaral conheceu a estrutura organizacional e projetos do Censipam

O novo secretário-geral do Ministério da Defesa (MD), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, conheceu nesta segunda-feira (6/8) o Centro de Coordenação Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF). O diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes, realizou uma apresentação da estrutura organizacional e os diretores fizeram uma demonstração dos principais projetos desenvolvidos pelo órgão.

O diretor-geral reforçou a importância do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam), que tem a participação de órgãos federais, estaduais, municipais e entidades não governamentais. Como presidente do Consipam, o secretário-geral propõe diretrizes para a coordenação e a implementação de ações de governo no âmbito do Sistema de Proteção da Amazônia.

“Conheço o Sipam desde a implantação e estou impressionado com a evolução do sistema, que se tornou multidisciplinar e multiagências. Percebo que o trabalho se desenvolveu de forma muito profissional ao longo dos anos”, disse secretário-geral.

Entre outras atividades, o novo secretário conheceu detalhes dos projetos Cartografia da Amazônia, AmazôniaSAR e Alerta Hidrometeorológico e dos sistemas SipamSAR e SipamHidro. Sobre o Cartografia da Amazônia, o secretário teve um balanço dos quase 277 milhões de reais investidos no levantamento do vazio cartográfico de 1.8 milhão de km2.

A diretoria de produtos mostrou resultados do SipamSAR, que gera alertas do corte ilegal de madeira, com a exposição das vertentes “corte raso” e “corte seletivo”. Também foi feita a demonstração de módulos do SipamHidro, que prestam serviços de alerta de enchentes e alagamentos, níveis de rios e reservatórios, previsão de chuva, descargas atmosféricas, entre outros.

O secretário conheceu a operação do sistema de Gerenciamento de Pistas (GPIS), que subsidia a Força Aérea Brasileira e Polícia Federal na identificação de rotas aéreas ilegais. Também foi feita uma demonstração do processador de imagens do sistema ADS-80, que gera imagens em altíssima resolução e são visualizadas por óculos 3D.

A diretoria técnica realizou demonstração de antenas VSAT, em que o Tenente-Brigadeiro Amaral realizou uma ligação via satélite, a partir do próprio celular, para uma unidade da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara) em São Gabriel da Cachoeira (AM). Somando 548 antenas em dez estados e no DF, os equipamentos do Censipam possibilitam a transmissão de internet, dados e voz em regiões isoladas.

“Hoje tivemos uma demonstração do Brasil que funciona. E fico muito orgulhoso de fazer parte dessa estrutura como secretário-geral do MD e presidente do Consipam”, finalizou o Tenente-Brigadeiro Amaral.