Você está aqui: Página Inicial / Novo diretor do Inpe conhece trabalho de integração de dados do Censipam

Geral

Novo diretor do Inpe conhece trabalho de integração de dados do Censipam

Inpe fornece dados sobre desmatamento e apoia grupo integrado para combate a crimes ambientais na Amazônia

Inpe conhece o trabalho do Censipam

Inpe conhece o trabalho do Censipam

Brasília, 27/11/2020 – O novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Clezio De Nardin, conheceu na nessa quinta-feira (26/11), em Brasília (DF), o trabalho realizado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Segundo o diretor do Inpe, a instituição irá atualizar o seu planejamento estratégico para focar ainda mais no fornecimento de serviços aos órgãos governamentais.

“Estamos consultando diversos órgãos para entender quais são as demandas institucionais. O Censipam é um grande parceiro e o Inpe estará sempre à disposição para fornecimento de dados e informações”, afirmou De Nardin.

O diretor do Inpe conheceu o trabalho do Grupo de Integração para Proteção da Amazônia (Gipam), formado por especialistas de dez órgãos federais para integração de informações visando ao combate a crimes ambientais na Amazônia Legal. O Inpe é uma das instituições participantes do Gipam e colabora principalmente com dados de alertas de desmatamento.

O diretor-geral do Censipam, Rafael Costa, explicou que o Gipam desenvolve em uma metodologia para definição de alvos prioritários para combate ao desmatamento, garimpo e queimadas na região amazônica. Os relatórios apoiam o planejamento das ações de campo durante a Operação Verde Brasil 2.

“O Censipam tem a missão de integrar ações do Estado brasileiro visando à proteção da Amazônia. O Inpe, por meio das imagens e dados de satélite, é um dos nossos grandes parceiros no cumprimento dessa missão”, disse o diretor do Censipam.