Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Trimestre é marcado por quedas bruscas de temperatura no sul da Amazônia

Notícia

Trimestre é marcado por quedas bruscas de temperatura no sul da Amazônia

Manaus (10/05/2013) - Segundo dados do Boletim Climático da Amazônia, o período de maio a julho é marcado por diversos eventos de friagem que atingem o sudoeste da Região Amazônica e que são ocasionados pelo avanço das massas polares, proporcionando quedas bruscas de temperaturas no oeste do Mato Grosso, nos estados Rondônia e Acre, por vezes atingindo o sul do Amazonas.
 
O prognostico sazonal para o trimestre mostra que as chuvas devem ficar acima dos padrões climatológicos na região metropolitana de Belém (PA) e no norte e noroeste do Amazonas. Já no leste e nordeste do Pará, no centro-norte do Maranhão e extremo norte do Tocantins, a precipitação deve ficar abaixo dos padrões climatológicos. Nas demais áreas da Amazônia as chuvas deverão ocorrer dentro dos padrões climatológicos. 

Durante o mês de maio os máximos de chuva (valores acima de 300 mm) concentram-se no Amapá, sul de Roraima e noroeste do estado do Amazonas, se deslocando para o norte de Roraima nos meses seguintes. Os mínimos de chuva (abaixo de 100 mm) concentram-se no sul da região, principalmente nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Tocantins. 

Quanto à temperatura, os termômetros ficam acima dos padrões climatológicos no sul e no sudoeste do Pará e na região central do Maranhão. Nas demais áreas da região a temperatura deverá ocorrer próxima aos padrões climatológicos. No meio e final do trimestre (junho e julho) a estação seca já se estabeleceu nesses estados, com precipitação inferior a 50 mm/mês, sendo inferior a 10 mm/mês nos estados do Mato Grosso e Tocantins, e no sul do Pará e do Maranhão. 

Este Boletim Climático da Amazônia é resultado de análise e previsão climática realizada pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) todos os meses, com a participação de meteorologistas dos Centros Regionais do Sipam em Manaus, Belém e Rondônia por videoconferência. O uso das informações contidas neste boletim é de completa responsabilidade do usuário.


Assessoria de Comunicação Social
Telefone - 32140257