Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Trimestre é marcado pelo aumento de chuvas na Amazônia

Notícia

Trimestre é marcado pelo aumento de chuvas na Amazônia

Manaus (04/09/2012) - O Boletim Climático da Amazônia prevê no trimestre (setembro, outubro e novembro) o aumento de chuvas em grande parte da região amazônica. Será a transição da estação seca para a chuvosa. Os máximos de chuva concentram-se em uma região orientada na direção noroeste/sudeste, aumentando gradativamente a precipitação no Amazonas, Rondônia, sul do Pará e norte do Mato Grosso, principalmente, no final do trimestre.

Os mínimos de precipitação (abaixo de 100mm) ocorrem no nordeste da Amazônia, com precipitação inferior a 50mm mensal no extremo norte do Maranhão. Outra característica importante da precipitação da região neste trimestre é a ocorrência de pancadas fortes de chuva, caracterizando o período de transição e inicio da estação chuvosa.

Os dados do Boletim Climático da Amazônia apontam que no decorrer deste trimestre a faixa litorânea da Amazônia Oriental deverá ficar sob a influência de um ramo subsidente, ou seja, reduzirá as chuvas na região elevando as temperaturas. A precipitação deve ficar abaixo dos padrões climatológicos, com destaque para o centro-sul do Amapá, nordeste do Pará, noroeste do Maranhão, norte do Amazonas e Tocantins, e sul de Roraima. Nas demais áreas ocorrerão chuvas dentro dos padrões climatológicos. As temperaturas deverão ficar acima do normal no nordeste, leste e sudeste do Pará, leste e sul do Maranhão, norte do Amazonas e Tocantins, e sul de Roraima. Nas demais áreas as chuvas devem ficar dento dos padrões climatológicos.

O Boletim Climático da Amazônia é elaborado todos os meses pelos meteorologistas do Sipam. As discussões para a elaboração do boletim são realizadas uma vez por mês, com a participação dos profissionais dos Centros Regionais de Manaus, Belém e Rondônia por videoconferência.

Boletim Climático de Agosto

Assessoria de Impresa
61/32140257