Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Trimestre ainda deve ser quente

Notícia

Trimestre ainda deve ser quente

Manaus (05/09/2011) - O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou nesta quinta-feira (1) o Boletim Climático da Amazônia com a previsão para o trimestre na Amazônia Legal. Segundo o informativo, a previsão de temperatura em grande parte da Amazônia Ocidental e estados que abrangem o sul da região é de valores acima da média. Os  valores médios para Manaus encontram-se entre 31 e 33°C a temperatura máxima e 22 e 24°C a mínima.

Apesar do calor previsto ainda para o trimestre, a meteorologista Ana Cleide Bezerra disse que há previsão de pancadas de chuvas para o período. "O Oceano Atlântico Tropical, ainda deverá persistir o padrão de aquecimento, sobretudo na bacia tropical Norte e faixa equatorial, mantendo a Zona de Convergência InterTropical posicionada no Hemisfério Norte, no entanto, com pulsos eventuais que deverão interagir com o calor e umidade elevada presente no norte da Amazônia podem ocasionar aglomerados de nuvens com maior desenvolvimento vertical, gerando assim pancadas de chuvas fortes na faixa norte da Amazônia, principalmente no norte da Amazônia Oriental (faixa litorânea Pará e Maranhão)", disse Ana.

A meteorologista do Sipam informou ainda que durante o mês de setembro e outubro ainda são previstas ocorrências do evento de Friagem, "em outubro a frequência será bem menor, pois entraremos na estação de transição da chuvosa para seca, onde a principal característica são as pancadas de chuvas fortes com trovoadas. Acredita-se que apenas no final do trimestre, final do mês de outubro e início de novembro, essa característica deverá apresentar-se mais bem definida na região. Assim as chuvas deverão ocorrer abaixo dos padrões climatológicos no oeste e sul do Amazonas (incluindo a calha dos Rios Juruá, Purus e Madeira), no entanto, no final do trimestre as chuvas deverão voltar aos padrões normais. Nas demais áreas do Amazonas as chuvas deverão ocorrer dentro dos padrões climatológicos", finalizou Ana.

Clique abaixo para ver o boletim informativo de Manaus:
Boletim informativo

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257