Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tecnologia do Sipam incrementa operações de proteção da floresta acreana

Notícia

Tecnologia do Sipam incrementa operações de proteção da floresta acreana

Superintendência do Ibama no AC recebe cinco maletas de radiodeterminação

No interior da Amazônia, a falta de meios de comunicação é um entrave ao trabalho de órgãos públicos envolvidos em operações de proteção à floresta e à soberania do país. Por isso, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) tem exercido papel essencial no fornecimento de tecnologia aos trabalhos do Ibama, da Polícia Federal, do Exército, entre outras instituições. Seus equipamentos de radiodeterminação "RDSS" permitem a comunicação entre os envolvidos nas operações, transmitindo dados via satélite.

Nessa semana, foi a vez da Superintendência do Ibama no Acre receber cinco maletas para instalação em viaturas do órgão. Elas emitem sinal capturado via satélite, o que permite a localização espacial dos veículos durante o trabalho de campo. Além disso, o equipamento contém teclado que viabiliza a comunicação entre os veículos e com a base, instalada no Centro Regional do Sipam em Porto Velho.

“Além da instalação, também faremos teste de campo e a capacitação dos fiscais para operação deste equipamento”, explica Danielson Campos dos Santos, um dos técnicos do Sipam envolvidos no trabalho em Rio Branco. Com a utilização dos aparelhos de radiodeterminação, as ações na Amazônia se tornam mais eficazes e mais seguras para os profissionais envolvidos.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br