Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tecnologia do Sipam é destaque na LAAD

Notícia

Tecnologia do Sipam é destaque na LAAD

{mosimage}A tecnologia utilizada pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que desde janeiro de 2011 integra o Ministério da Defesa, está sendo apresentada na LAAD (Latin America & Defense), maior feira de tecnologia de defesa e segurança da América Latina.  O Sipam, assim como o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAZ), Sistema de Monitoramento de Fronteira (SISFRON) e Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), está sendo apresentado no estande do Ministério da Defesa, como avanço de sistema de monitoramento e vigilância territorial.

Durante a abertura do III Seminário de Defesa, um dos eventos promovidos pela LAAD, ocorrido na última terça-feira, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que Brasil cuidará de seu território por si só e não tolerará a pretensão de internacionalização da Amazônia. Jobim considerou “esdrúxula” a tese de internacionalização da Amazônia. Segundo ele, contrariamente aos que defendem tal tese, todos os países da América do Sul saberão proteger seus territórios não só “para o bem de seus povos, mas também para o bem da humanidade”.

Segundo o diretor-geral do Sipam, Rogério Guedes, para as instituições que trabalham diretamente com tecnologia, a feira é uma oportunidade de conhecer melhor os principais desenvolvedores de tecnologia de ponta, como, por exemplo, aeronaves e sistemas de comunicação. Por outro lado, a participação do Sipam, pela primeira vez na feira, também é uma oportunidade de dar mais visibilidade, junto a um público especializado, do Sistema que, além de trabalhar a proteção da região amazônica, também estará inserido no contexto da Estratégia Nacional de Defesa. 

A feira conta com 600 expositores que estão apresentando a sua produção técnico-científica e capacitação tecnológica. Participam do evento os principais fabricantes de tecnologia de ponta em equipamentos, sistemas, dispositivos de proteção, blindagens, simuladores, aeronaves, veículos e embarcações militares. A Feira, que começou na última terça-feira (12), no Rio de Janeiro, é promovida pela empresa Clarion Events com o apoio institucional do MD e das Forças Armadas. Esse ano a feira chega na sua 8ª edição com uma expectativa de público de mais de 24 mil pessoas.


Texto: Leonice Leal
Foto: Teresa Sobreira
Assessoria de Comunicação Social do
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070/71