Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Técnicos de Porto Velho (RO) e Sorriso (MT) participam de curso gratuito no Sipam

Notícia

Técnicos de Porto Velho (RO) e Sorriso (MT) participam de curso gratuito no Sipam

{mosimage}Durante essa semana (14 a 18 de setembro), o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) está capacitando, simultaneamente, profissionais de Porto Velho (RO) e Sorriso (MT) para o uso de geotecnologias. O treinamento é parte do programa SipamCidade, que tem como principal objetivo dar apoio à gestão municipal das cidades da Amazônia Legal. Nele, os técnicos aprendem a utilizar o software livre Terraview para acessar mapas do município, inserir dados coletados pela prefeitura, além de recebem um banco de dados com rios, estradas, geologia, entre outros dados coletados pelo Sipam.

Estes conhecimentos permitem que as prefeituras conheçam o seu território, melhorem seu planejamento e possam embasar projetos para conseguir financiamentos. Assim, é possível planejar obras, delimitar áreas de preservação ou escolher locais para instalação de aterros sanitários, por exemplo. “Achei a iniciativa muito boa para ampliarmos nossos conhecimentos”, revelou Tiago Backis, agente administrativo da Prefeitura de Cabixi e participante do curso em Porto Velho.

Na capital de Rondônia o treinamento acontece no Centro Regional do Sipam, que recebe 12 representantes de Pimenta Bueno, Cujubim, Cabixi, Pimenteiras, Costa Marques e do Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia (DER). Já em Sorriso, os 12 municípios do Consórcio Intermunicipal Alto do Teles Pires e também o município de Porto dos Gaúchos enviaram representantes à Escola Ivete Lourdes Arenhardt, localizada na avenida Brasil, s/n, no centro da cidade.

Mais de 30 municípios rondonienses e 13 mato-grossenses já foram capacitados pelo programa, que também está qualificando técnicos e gestores de cidades prioritárias do mutirão Arco Verde e Terra Legal. Ao oferecer capacitação a esses municípios, o órgão dá subsídios para que a administração municipal desenvolva ações sustentáveis, com foco no meio ambiente.


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br