Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Técnicos da Defesa Civil de Manaus aprendem meteorologia no Sipam

Notícia

Técnicos da Defesa Civil de Manaus aprendem meteorologia no Sipam

{mosimage} “Meteorologia para a Defesa Civil: Fundamentos e Aplicações” foi o curso oferecido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para 28 técnicos e agentes da Defesa Civil de Manaus de 4 a 6 de maio último. O treinamento foi ministrado pelo chefe da Divisão de Meteorologia do Centro Regional do Sipam em Manaus, Ricardo Dallarosa, e pelo meteorologista Gustavo Ribeiro.
 
O objetivo do curso é estabelecer uma base de entendimento em que se permita formatar uma linguagem única para a comunicação no segmento de meteorologia entre o Sipam e a Defesa Civil. “Trabalhamos em parceria com a Defesa Civil e sempre enviamos alertas meteorológicos. Por isso é necessário que eles tenham compreendam o que diz o documento, o que facilita a tomada de decisões e torna a ação mais rápida”, informou o Dallarosa.
 
Durante as 24 horas de curso os participantes aprenderam os conhecimentos básicos de meteorologia e climatologia, conheceram sobre os fenômenos El Niño, La Niña e os relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). De acordo com Ricardo Dallarosa, o treinamento também vai ser ministrado em outros municípios.

“Já realizamos esse curso em outros estados e pretendemos em breve atender as Coordenadorias Municipais de Defesas Civis (Comdecs) e defesas civis dos municípios da região Metropolitana. Depois virão as oficinas de trabalho, que serão realizadas em toda a Amazônia, com suporte do Projeto Rede de Monitoramento de Eventos Extremos da Amazônia (REMAM II). Em nosso planejamento temos uma meta para ser implementada em 2010 e 2011, com a realização de cerca de 10 eventos e a expectativa é da participação de mais de 200 técnicos”, explicou Dallarosa.


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br