Você está aqui: Página Inicial / Notícias / SipamCidade realiza capacitação no uso do software Terraview em Tabatinga

Notícia

SipamCidade realiza capacitação no uso do software Terraview em Tabatinga

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) realiza no período de 3 a 8 de novembro capacitação no uso do software livre Terraview, para técnicos de todas as prefeituras no município de Tabatinga, cidade situada na mesorregião do Alto Solimões, no Amazonas.

O treinamento é gratuito e faz parte do Programa SipamCidade, que tem o objetivo de difundir o uso de geotecnologias para apoio técnico à gestão municipal nos municípios da Amazônia Legal e de construir com os técnicos municipais uma rede de intercâmbio de dados espaciais. O Programa disponibilizará várias informações sobre os municípios, aumentando o conhecimento que as prefeituras têm sobre seus territórios e ajudando no planejamento municipal. Informações sobre tipo de solo, relevo, bacias hidrográficas, vegetação, mapa de precipitação (chuva) e outros dados são repassados às prefeituras em um CD-ROM de fácil manuseio e compreensão.

O treinamento com duração de 40 horas será ministrado pelos servidores do Centro Regional do Sipam de Manaus, Mariza Macedo e Robson Lopes. De acordo com a coordenadora técnica Solange Costa, a implementação do projeto nos municípios vai contribuir com os trabalhos dos gestores no planejamento regional. “Com o programa SIPAMCidade os gestores podem planejar políticas na área de desenvolvimento urbano como, por exemplo, selecionar áreas para aterro sanitário e elaborar mapas para uso do solo”, explicou a coordenadora. Para este ano ainda estão previstas duas turmas do curso em Manaus e no Estado de Roraima.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br