Você está aqui: Página Inicial / Notícias / SipamCidade capacita oito municípios do Acre em geotecnologias

Notícia

SipamCidade capacita oito municípios do Acre em geotecnologias

Técnicos da capacitação em Belém do SipamCidade Inicia nesta segunda (24) e prossegue até sexta-feira (28) treinamento no uso de geotecnologias promovido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para técnicos municipais em Cruzeiro do Sul. Além do município, representantes de Porto Walter, Jordão, Marechal Taumaturgo, Mancio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó também participarão do curso, que ensina a lidar com dados geográficos utilizando o computador, através do software gratuito Terraview. O treinamento acontece na escola Taumaturgo de Azevedo em Cruzeiro do Sul, das 8h às 18h.

A intenção do Programa SipamCidade é que os municípios passem a conhecer melhor as características naturais de seu território e utilizem as informações geográficas para planejar suas ações, sempre levando em conta o meio ambiente. Para isso, além da capacitação, o Sipam fornece um CD com o banco de dados de cada município, onde constam informações sobre rios, tipos de solo, relevo, clima. Além da finalidade ambiental, o programa pode ser usado para planejar qualquer tipo de ação em que se pretenda cruzar informações com localização espacial.

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (SEMA), o Sipam, vinculado à Casa Civil da Presidência da República, já realizou treinamentos para nove municípios acrianos, reunidos em cursos em Epitaciolândia e Rio Branco. O objetivo é capacitar técnicos de todos os municípios do Estado. A intenção do Sipam é capacitar técnicos de todos os municípios da Amazônia Legal. “Com as capacitações queremos formar uma rede para diagnósticos ambientais na região, além de permitir ao município o acesso à base de dados do Sipam”, ressalta o coordenador-geral de Operações, Fernando Campagnoli.

Nas últimas semanas, o Sipam capacitou 24 técnicos da prefeitura de Belém, e dos municípios de Maraã, Tapauá, Manaquiri, Careiro da Várzea, Puini e Boa Vista (todos do Estado do Amazonas). Para a técnica da prefeitura de Careiro da Várzea, no Amazonas, Elizabeth Oliveira, o treinamento foi essencial para os trabalhos que serão realizados em seu município a partir de agora. “O curso foi muito bem ministrado e de uma forma muito dinâmica. Com certeza vou levar uma nova visão ao meu município, inclusive pretendemos montar um banco de dados sócio econômico, por isso o curso vai ser bem aproveitado”, argumentou.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br