Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam treina técnicos do judiciário para instalar VSAT em comarcas itinerantes

Notícia

Sipam treina técnicos do judiciário para instalar VSAT em comarcas itinerantes

{mosimage}O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), vinculado à Casa Civil da Presidência da República, pretende substituir e/ou realocar aproximadamente 150 terminais VSAT (Very Small Aperture Terminal), além de instalar outras 450 antenas, no segundo semestre de 2010. Para atingir esse objetivo, o Sipam contará com o apoio das instituições que serão beneficiadas e, em alguns casos, o órgão fará a licitação de serviços logísticos especializados. Os órgãos parceiros que tenham interesse em capacitar técnicos para fazer a instalação e manutenção de equipamentos sob sua custódia podem agendar a data do curso.

Nesta semana o Sipam capacitou mais uma turma de técnicos de órgãos parceiros que ajudarão a instalar parte dos 1.033 novos terminais VSAT que o órgão comprou este no final de 2009. Profissionais dos tribunais de justiça do Acre e de Roraima aprenderam a identificar falhas e instalar os terminais transportáveis que serão colocados em comarcas itinerantes. A capacitação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre o Sipam e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em fevereiro último. Técnicos da Embrapa e do Exército já participaram de treinamentos anteriores.


O curso de 12 horas, incluindo quatro de atividades práticas, abordou desde aspectos relacionados à montagem e configuração dos equipamentos, até o alinhamento da antena junto ao sinal do satélite e como corrigir as falhas mais frequentes. Os técnicos demonstraram especial interesse e curiosidade em relação à possibilidade de integrar os tribunais de justiça dos estados com o CNJ, por meio de links via satélite.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br