Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam treina prefeituras do Nordeste mato-grossense

Notícia

Sipam treina prefeituras do Nordeste mato-grossense

De 19 a 23 de outubro, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) realiza mais um treinamento de geotecnologias para as 13 prefeituras membros dos consórcios de municípios Norte Araguaia e Araguaia, no nordeste mato-grossense. Além dos técnicos municipais da cidade-sede do curso, Porto Alegre do Norte, estão convidados representantes de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio, Luciara, Bom Jesus do Araguaia, Cana brava do Norte, Confresa, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Xingu e Vila Rica.

O treinamento é parte do programa SipamCidade e ensina os técnicos municipais a utilizarem o software livre Terraview para acessar mapas do município e inserirem dados coletados pela prefeitura. Os participantes também recebem um banco de dados com informação sobre rios, estradas, geologia, entre outros dados do município, coletados pelo Sipam, além de um kit com informações do Ministério das Cidades. De posse dessas informações, as prefeituras conhecem o seu território, melhoram seu planejamento e podem embasar projetos para conseguir financiamentos, por exemplo.

Sorriso, Alta Floresta e Colíder já sediaram o curso em 2009, quando foram treinados mais de 20 municípios do estado. Com a imprescindível parceria dos consórcios, a intenção do Sipam é beneficiar todos os 142 municípios mato-grossenses.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br