Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam reforça parceria com o MMA

Notícia

Sipam reforça parceria com o MMA

A parceria para ações na área de proteção ambiental foi destaque da reunião com MMA.

Aprimorar parceria para ações na área de proteção ambiental foi o destaque da reunião entre representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), ocorrida em 19 de agosto, na sede do Sipam, em Brasília.

Na abertura da reunião o Diretor-Geral do Sipam, Marcelo Lopes, falou sobre o esforço feito pelo órgão para melhor definição de atuação nas áreas, em que os produtos gerados pelo Sipam possam contribuir efetivamente para as ações de governo na Amazônia Legal. Lopes destacou, entre outros, o Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE), a Missão/MMA que é o sobrevôo dos aviões R99B para captar imagens de radar (com 6metros de resolução espacial) dos 36 municípios líderes em desmatamento ilegal, A criação da Rede Processamento de Imagens e Informações Geográficas (Repig) e os avanços significativos na área de Meteorologia.

Em seguida, os participantes assistiram apresentações sobre os resultados do ProAE e o status da Missão/MMA. O ProAE foi apresentado pelo analista ambiental, Pablo Santana do Centro Regional do Sipam Porto Velho (CR/PV). O objetivo do programa é monitorar e identificar, anualmente, o desmatamento ilegal, pistas de pouso e garimpos irregulares, em Terras Indígenas e Unidades de Conservação (UCs) da Amazônia. Santana ressaltou que o diferencial do ProAE, é além do alto grau de detalhamento das informações geradas,  a facilidade de acesso aos dados pelos órgãos responsáveis pela proteção e fiscalização dessas áreas, como, por exemplo, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Solange Costa, coordenadora de operações do Centro Regional do Sipam Manaus (CR/MN), fez um breve relato sobre o estágio em que está o imageamento pelo sensor SAR/SIPAM dos 36 municípios que mais desmatam ilegalmente na Amazônia, feito pelo Sistema de Proteção da Amazônia atendendo solicitação do Ministério do Meio Ambiente. Solange informou que devido a problemas de ordem técnica, já solucionada, o trabalho ainda não foi concluído. No entanto 69% dos municípios já foram sobrevoados.

O presidente do Ibama, Roberto Messias, disse que é importante juntar as informações geradas pelo Ibama e Sipam, para que a integração desses dados facilite as instituições a definirem prioridades no planejamento das ações. A integração dos dados irá contribuir para aprimorar o planejamento, principalmente das fiscalizações, o que representará avanço significativo na proteção da Amazônia, concluiu Messias.

Já para Isabela Teixeira, Secretaria-Executiva do MMA, a reunião foi muito positiva pela oportunidade de conhecer detalhes sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Sistema. “Os dados que são gerados aqui são essenciais para qualificar a tomada de decisão em áreas estratégicas como, por exemplo, proteção ambiental”, enfatizou a Secretaria.

A Secretária informou também que os Presidentes do Ibama e do ICMBio, junto com outros membros do Ministério, são responsáveis pela coordenação dos trabalhos necessários para estreitar a cooperação com o Sipam. Nesse sentido, será elaborado um estudo para realocar os terminais de usuários (VSAT’s)do Sipam já instalados, para melhor utilização da tecnologia já disponibilizada, visando facilitar a comunicação entre as unidades do Ibama e do ICMBio.

O próximo passo será o envio pelo Sipam do relatório parcial da Misão SAR/SIPAM/MMA, e o posterior é agendar uma reunião com o Ministro Minc para apresentação dos resultados da referida missão, do ProAE e das possibilidades de cooperação técnica entre as instituições. Na ocasião também será apresentado ao Ministro o Projeto Cartografia da Amazônia. 

Todas essas atividades farão parte de um esforço de ambos os órgãos para que seja aprimorada a utilização dos instrumentos disponibilizados pelo Sipam, dentro de uma política de governo para a região amazônica.

Também participaram de reunião, pelo Sipam, Wougran Galvão, Diretor de Produtos; Rogério Guedes, Diretor de Administração e Finanças; Francisco Mesquita,  Chefe de Gabinete; André Panizza, Coordenador-Geral de Integração Institucional; Cláudio Mendes, Assessor de Inteligência; Carlos Renk, Assessor Militar. Pelo MMA, Mauro Pires, Diretor de Programas da Secretaria Executiva; Maria Cecília Brito, Secretária de Biodiversidade e Florestas; Humberto Mesquita, Chefe do Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama; Sérgio Pinho, Assessor do Gabinete do Ministro Carlos Minc.

Ascom/Sipam