Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam recebe Prêmio “Defesa Civil. Eu Contribuí”

Notícia

Sipam recebe Prêmio “Defesa Civil. Eu Contribuí”

{mosimage}Com o objetivo de agraciar os parceiros que contribuíram para proteger a vida humana e minimizar os danos causados pela enchente de 2009, em todo o Amazonas, o Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec) entregou, no último dia 14, o 1◦ Prêmio “Defesa Civil. Eu Contribuí”. O evento faz parte das comemorações da Semana Nacional de Redução de Desastres, que acontece todos os anos, na segunda semana de outubro. Na oportunidade, o Secretário Executivo do Subcomadec, TC Roberto Rocha, agradeceu a participação de cada instituição durante a cheia de 2009. “Com essa premiação, nós queremos reconhecer o papel de cada parceiro no socorro à população afetada pela cheia”, declarou.

Entre as instituições premiadas estiveram o Governo do Amazonas, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço Geológico do Brasil e o Sipam, representado pelo chefe da Divisão de Meteorologia de Manaus, Ricardo Dallarosa, e pelo coordenador de Inteligência, Ulisses Vieira. Em 2009, o Sipam apoiou a Defesa Civil antes do início das cheias com as previsões meteorológicas e também cedeu uma sala, onde funcionou, desde de abril, o Centro de Operações e Situação.

Este ano o cenário mudou em pelo menos 58 dos 62 municípios do Amazonas. O nível pluviométrico elevado foi o fator determinante para que todas as calhas dos rios do Estado ultrapassassem suas marcas históricas. Em todo o Amazonas aproximadamente 83 mil famílias foram afetadas. Em Manaus, 24 de junho de 2009 marcou a história. O rio Negro repetiu a maior cota dos últimos cem anos, igualando a registrada em 1953 (29,69 metros). E as águas não pararam de subir. Em 1º de julho a cota do rio Negro chegou a 29,77m, ficando 8cm acima da cheia de 1953.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br