Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam realiza missão no Peru

Notícia

Sipam realiza missão no Peru

A 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Binacional em Matéria de Proteção da Amazônia visa aprimorar as ações conjuntas em defesa da região.

Equipe do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realiza esta semana missão técnica em Lima, no Peru. A 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Binacional em Matéria de Proteção da Amazônia compreende atividades desenvolvidas de segunda a quinta-feira na capital peruana, visando aprimorar as ações conjuntas em defesa da Amazônia. Na pauta das discussões, ações conjuntas nas áreas de sensoriamento remoto, hidrologia, uso de aplicativos em software livre e atividades de inteligência.

A missão que está sendo executada esta semana no Peru compreende uma série de atividades realizadas por subgrupos. Em Lima, o Diretor-Geral do Censipam, Marcelo de Carvalho Lopes, reuniu-se na segunda-feira com o Ministro da Defesa do Peru, Antero Flores-Aráoz; e o Comandante-Geral da Força Aérea do Peru, Pedro Minaya. Na terça-feira, Lopes reuniu-se com o Ministro do Meio Ambiente peruano, Antonio Brack Egg. Paralelamente, a equipe técnica do Censipam participou de discussões com autoridades peruanas, em três subgrupos de trabalho. O primeiro subgrupo tratou da mensuração dos resultados já obtidos nos planos conjuntos de hidrologia e sensoriamento remoto. O segundo discutiu aplicações de software livre. O terceiro subgrupo, da área de inteligência, debateu o intercâmbio de informações e práticas de geoprocessamento. O Diretor de Informações da Agência Nacional de Águas (ANA), Dalvino Troccoli Franca, também integra a missão, participando dos debates sobre hidrologia.

Na quarta-feira pela manhã a missão viajou para a cidade de Iquitos, onde realizou visita a instituições de representatividade nacional e com atuação na Amazônia. Serão feitos contatos com o governo regional de Loreto, Universidade Nacional da Amazônia Peruana e Instituto de Investigações da Amazônia Peruana (IIAP). A equipe brasileira retorna hoje a Lima e encerra amanhã a missão com a apresentação das conclusões obtidas e preparação das atas.

A primeira reunião do grupo ocorreu em julho de 2007, em Lima. No final de setembro foi realizada a II Reunião do Grupo de Trabalho Binacional em Matéria de Proteção da Amazônia, nas instalações do Centro Técnico e Operacional do Sipam em Porto Velho (RO).  No final de 2007, artigo do embaixador do Peru no Brasil, Hugo de Zela Martinez publicado na imprensa brasileira destacou a importância das ações de integração promovidas pelo Censipam com instituições peruanas. “A cooperação na Amazônia é um exemplo de trabalho positivo que vale a pena aprofundar, pelo simbolismo que tem o fato de os dos países agora se encontrarem numa zona muito relevante para ambos. Um exemplo importante é a cooperação do Peru e do Brasil no Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia).”, citou o embaixador.

Brasil e Peru têm 2.995 quilômetros de fronteira. Do lado brasileiro, os estados do Acre e do Amazonas têm limites com o Peru. Os dois países têm intensa integração hidrológica. Destaca-se o fato de o rio Amazonas ter a sua nascente nos Andes do sul do Peru. Ao todo, a Amazônia Peruana tem 778,5 mil quilômetros quadrados, área que corresponde a 61% do total do país.

Ascom/Censipam