Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam realiza curso sobre o uso da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)

Notícia

Sipam realiza curso sobre o uso da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)

{mosimage}O Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Porto Velho iniciou esta semana a capacitação de órgãos parceiros em programas (softwares) que permitem utilizar as informações do banco dados de mapas digitais da Instituição. “Devido à Rede de Processamento de Imagens e Informações Geográficas (Repig), o Sipam tem o compromisso de estreitar laços com órgãos parceiros e apoiar suas iniciativas na área”, explicou Luis Fernando Bueno, técnico do órgão.

Participam do curso representantes de instituições como Ministério Público Federal de Mato Grosso, Secretarias Ambientais do Acre e Mato Grosso, Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Grupo de Geoprocessamento da Ulbra. Vindo do Acre, Edvaldo Paiva considera o treinamento de hoje uma continuidade da parceria com o Sipam. “Já implantamos juntos um servidor de mapas e agora pretendemos colocá-lo à disposição da população na internet”, revela o funcionário do Governo do Estado do Acre. Mais do que aprender a lidar com programas de computador específicos para dados geográficos, durante o curso os participantes conhecerão os parâmetros da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).
 
O que é a INDE

Instituída pelo decreto presidencial 6.666, de 27 de novembro de 2008, a INDE prevê a criação de um banco de dados geoespaciais onde todos os órgãos federais deverão disponibilizar seus estudos/mapas digitais. Os dados poderão ser acessados pela internet, através do portal SIG Brasil. A intenção é formar um acervo oficial de informações geográficas que auxilie na organização dos trabalhos e evite duplicidade de esforços em órgãos públicos. “Um banco de dados nacional também evitará informações divergentes entre os órgãos, o que atrapalha muito nosso trabalho”, explica Raiana Quirino, representante do MPF-MT no curso do Sipam.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br