Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam realiza curso de capacitação em geotecnologias no Pará

Notícia

Sipam realiza curso de capacitação em geotecnologias no Pará

O Centro Técnico e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia de Belém (CTO/BE) realizou de 28 de janeiro a 02 de fevereiro, na Escola Estadual Amadeu Burlamaqui, em Alenquer (PA), cursos de Introdução à Cartografia Digital e Introdução ao Processamento de Imagens de Sensores Remotos.

O objetivo foi capacitar técnicos municipais no uso de geotecnologias para que possam trabalhar melhor as informações geradas pelo Sipam e que podem ser oferecidas às prefeituras como cartas-imagens, mapas planimétricos e mapas temáticos. Foram atendidos nesta etapa do treinamento servidores das prefeituras de Alenquer, Belterra, Curuá, Óbidos e Santarém. Os participantes demonstraram entusiasmo com novas possibilidades de trabalho na área de proteção ambiental usando dados georeferenciados pelo Sipam.

O trabalho em parceria do CTO/BE com municípios dos Estados do Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão teve início em 2004 e será fortalecido por meio do SipamCidades, o Sistema de Informações Geográficas para o Planejamento Municipal. 

O Sipam Cidades deverá ser oferecido em toda a Amazônia Legal, como instrumento de apoio os Planos Diretores municipais. Há perspectivas para o ano de 2008 de realização de novos cursos de capacitação na área de geotecnologias em outras regiões do estado. O curso foi ministrado pelos servidores Amadeu Simões, Jamer Costa e Ulisses Guimarães do CTO-Belém.

CTO/BE