Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam promove workshop de sensoriamento remoto em Manaus

Notícia

Sipam promove workshop de sensoriamento remoto em Manaus

Manaus (30/10/2012) - Nesta quarta-feira (31/10), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), por meio do Centro Regional de Manaus, realizará um Workshop sobre Sensoriamento Remoto, cujo foco principal é buscar aprimorar as atividades desenvolvidas e os produtos gerados em apoio aos órgãos parceiros, fazendo o uso de geotecnologias. 
 
O encontro irá reunir gestores, técnicos e pesquisadores de órgãos das esferas governamentais (municipal, estadual, federal), além das Forças Armadas para discutir questões relacionadas às estratégias de otimização dos produtos demandados ao Censipam. O encontro será realizado a partir das 9h, no auditório Anavilhanas do Centro Regional de Manaus, localizado na Avenida Tarumã, 1350. 
 
Tecnologia Espacial para o monitoramento da Amazônia
A tecnologia é utilizada pelo Censipam para o monitoramento do desmatamento e outros ilícitos (mineração ilegal, pista de pouso clandestina, drogas) na Amazônia. O Centro Regional de Manaus realiza o sensoriamento remoto para o monitoramento do desmatamento nos Estados do Amazonas e Roraima, utilizando sensores aerotransportados que constituem o grande diferencial, quando comparados aos sensores orbitais. 
 
As imagens de radar, denominadas R99/SAR, que são geradas somente no CR-MN, são as mais utilizadas por permitirem a aquisição de informações durante o dia ou à noite e, dependendo da banda utilizada, sobre as mais variadas condições atmosféricas (nuvens e chuvas). 
 
Estas características são imprescindíveis para o monitoramento da Amazônia, que possui densa cobertura de nuvens durante todo o ano, onde sensores ópticos sofrem restrições e os de radar ultrapassam esses obstáculos com eficiência. Estes dados são processados no Centro Regional de Manaus e utilizados para identificar desmatamentos, corte seletivo, pistas de pouso clandestinas, e áreas de extração mineral. 
 
Na aeronave Learjet R35 foi instalado o sensor ADS-80,  uma câmera de imageamento aéreo de alta resolução espacial (até 5 cm) que gera imagens digitais contínuas ao longo do voo, adquirido recentemente pelo Censipam, em parceria com a Aeronáutica. Este equipamento produz imagens com qualidade superior às de satélite, disponíveis no mercado.   
 
Saiba mais sobre o Censipam
O Censipam foi criado para promover a proteção da Amazônia Legal por meio da sinergia das ações do governo, da articulação, do planejamento, da integração de informações e da geração de conhecimento. Para tanto, o sistema utiliza dados gerados por uma complexa infraestrutura tecnológica, composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e estações de comunicação via satélite, instalada na região. 
 
SERVIÇO:
Evento: Workshop de Sensoriamento Remoto
Onde: Auditório Anavilhanas do CR-MN/SIPAM - Avenida do Turismo, 1350, Tarumã 
Quando: 31.10.2012 (quarta-feira)
Horário: A partir das 9h 
Informações: Assessoria de Comunicação 
Telefones: 3303-6254/8189-1021/9408-1613