Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam promove Semana do Meio Ambiente em Manaus e planta ipês em Belém

Notícia

Sipam promove Semana do Meio Ambiente em Manaus e planta ipês em Belém

{mosimage} Até o próximo dia 11 de junho o Centro Regional (CR) do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Manaus realiza a Semana de Meio Ambiente. Durante o período serão realizados diversos eventos, entre eles, palestras em escolas públicas sobre as ações do Sipam na Amazônia Legal, exposições de banners sobre os projetos de pesquisa em andamento no órgão, palestras sobre Estoque de Carbono e a divulgação de resultados do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE) no Sul do Amazonas.
 
Segundo o gerente do CR Manaus, Bruno da Gama Monteiro, a data é importante e deve ser comemorada. “O Sipam também é um órgão voltado para a proteção ambiental e esta data é muito significativa. Então, aproveitaremos o momento para lançarmos alguns produtos e abrirmos as portas do órgão para que a sociedade possa conhecer in loco nossas atividades”, afirmou o gerente.

Ipês

No Centro Regional do Sipam em Belém o Dia Internacional do Meio Ambiente foi comemorado com o plantio de mudas de Ipê na área de estacionamento. O gerente Regional do Sipam, Carlos Alberto Freitas, e o coordenador Regional do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Fabiano Gumier Costa,  falaram das responsabilidades das suas instituições durante evento realizado na capital paraense. Os gestores destacaram a importância da contribuição de todos no processo de preservação e conservação dos recursos naturais no país e, em especial, na Amazônia.

O Engenheiro florestal Eduardo Santos fez uma retrospectiva do processo de conscientização construído ao longo dos últimos 40 anos,  focando  os programas e projetos desenvolvidos pelo governo com atenção à região amazônica, mostrando a evolução dos processos de discussão e  as ações. Eduardo lembrou que um simples copo descartável leva cem anos para se decompor.

Freitas fez o plantio de uma muda de Ipê, ato que foi seguido pelos representantes do ICMBio, do Programa Terra Legal (do Ministério do Desenvolvimento Agrário) e por vários dos servidores presentes. Ao todo, foram plantadas  15 mudas, marcando com essa ação a implementação do novo projeto paisagístico do Centro Regional do Sipam em Belém, elaborado pelos técnicos das duas instituições parceiras.

Em 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data ocorreu em 1972, como resultado de uma Conferência promovida pela Organização das Nações Unidas, para tratar de assuntos relacionados à vida do Planeta.


Confira a programação do Centro Regional do Sipam em Manaus:
9/06
8h30min – Café com a imprensa sobre as atividades e projetos do Sipam na Amazônia Legal (Local 1)
8h30min às 12h – Exposição contemplando as atividades e produtos do CR, trabalhos de pesquisa dos bolsistas na área de meteorologia (Local 2)
10h – Visita guiada à Divisão de Meteorologia (Local 1)

10/06
8h30min – Palestra sobre Estoque de Carbono e Fluxo de Gás Carbônico (Local 1)
8h30min às 12h – Exposição contemplando as atividades e produtos do CR, trabalhos de pesquisa dos bolsistas e na área de proteção ambiental, inclusão social, além da Coordenação de Manutenção (Local 2)
9h30min – Apresentação do Boletim Climático da Amazônia e Calendário de Sensibilidade de Queimadas (Local 3)

11/06
9h – Palestra e lançamento do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE) no sul do Amazonas (Local 3)8h30min às 12h – Exposição contemplando as atividades e produtos do CR, trabalhos de pesquisa dos bolsistas e na área de Sensoriamento Remoto (Local 2)
9h30min – Apresentação do Boletim Climático da Amazônia e Calendário de Sensibilidade de Queimadas (Local 3)
10h30 – Visita guiada à Divisão de Sensoriamento Remoto (Local 1)


Locais:
1 - CR Manaus (Av. do Turismo nº 1350 – Tarumã)
2 - Hall de entrada do CR Manaus
3 – Salão Anavilhanas do CR Manaus

Palestra sobre a atuação do Sipam na Amazônia nas seguintes escolas:
7/06 – 15h30 – Centro Educacional de tempo Integral Garcitylzo do Lago Silva
8/06 – 15h – Escola Municipal Marechal Cândido Rondon
9/06 – 15h – Escola Municipal Professora Francisca Campos Correa
10/6 – 10h e 15h – Escola Municipal Professora Tereza Cordovil Guimarães


Outras informações sobre a programação em Manaus: (92) 3303 6202


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br