Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam prevê chuva intensa para todo o Acre

Notícia

Sipam prevê chuva intensa para todo o Acre

A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Porto Velho prevê, para os próximos dias, chuvas para praticamente todo o estado do Acre. Segundo o meteorologista Luiz Alvesuma a frente fria está se aproximando do Sudeste do Brasil e ficará estacionada sobre aquela região, trazendo instabilidade para os acreanos. “Entre quinta e sexta-feira deve chover acima da média em praticamente todo o estado”, alerta Luiz.

A chuva deve atingir em cheio a bacia do rio Acre, onde até agora chovia pouco. Nos últimos 30 dias, o índice pluviométrico ficou ligeiramente abaixo da média em boa parte da bacia. Neste período, as precipitações ficaram mais concentradas no centro do estado.

Por esse motivo, as águas do rio Acre ainda não subiram significativamente e estão dentro da normalidade. Segundo a Defesa Civil do Acre, a régua media 9,48 metros em Rio Branco na terça-feira (19), índice abaixo da média esperada para janeiro de 9,51 metros e ainda distante da marca de 14 metros, quando o rio transborda e ameaça a população ribeirinha.

No interior, o rio Acre está ainda mais baixo do que na capital e também os rio Iaco, em Sena Madureira, e Juruá, em Cruzeiro do Sul, não preocupam. Mas, se a previsão de chuva até o final de semana se confirmar, os rios poderão responder à água e sofrer acréscimo em seu nível.


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br