Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam pretende qualificar técnicos de 500 prefeituras da Amazônia Legal este ano

Notícia

Sipam pretende qualificar técnicos de 500 prefeituras da Amazônia Legal este ano

Quase duas centenas de prefeitos da região amazônica participaram da palestra.

{mosimage}Quase duas centenas de prefeitos e assessores de municípios da região amazônica participaram da palestra paralela “Planejamento e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, apresentada pelo Diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Rogério Guedes, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, nesta quarta-feira (11). Guedes falou sobre o programa SipamCidade, que oferece capacitação gratuita para técnicos das prefeituras da Amazônia Legal no uso do software livre Terraview, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo Guedes, para 2009 o Sipam espera qualificar técnicos de 500 municípios. “O programa começou em outubro de 2008 e treinamos técnicos de 61 cidades da Amazônia”, explica.

O diretor-geral do Sipam destacou as funcionalidades do programa, que permite o mapeamento tanto da área urbana quanto da rural, reafirmando a importância do conhecimento geoespacial para auxiliar na tomada de decisões sobre a adequada ocupação do município. Guedes explicou que o SipamCidades é um programa que permite a construção de bases de dados conjuntas para a gestão municipal, ampliando e aperfeiçoando as competências que a administração pública já possui. O treinamento do programa pretende difundir o uso de geotecnologias para apoio técnico à gestão dos municípios da Amazônia Legal, construindo uma rede de dados espaciais. A qualificação dos técnicos para o uso do Terraview poderá ajudar as prefeituras a elaborar diagnósticos ambientais para os municípios, planejar o desenvolvimento urbano, a regularização fundiária, a construção de estradas e a identificar áreas de risco (deslizamentos, inundações, etc.). Durante o curso, serão fornecidas às prefeituras, em um CD-Rom de fácil manuseio e compreensão, informações sobre tipo de solo, relevo, bacias hidrográficas, vegetação, geodiversidade e outros dados sobre a região.

Os cursos estão sendo realizados nos Centros Regionais do Sipam em Belém, Manaus ou Porto Velho. As informações compartilhadas durante o treinamento poderão ter muitas aplicações práticas, trazendo melhorias sociais, econômicas e ambientais para o município. O conhecimento espacial poderá ser cruzado com outras informações disponíveis na administração municipal para a elaboração de diversos mapas temáticos, seja visando a proteção das pessoas em caso de secas, enchentes ou deslizamentos, ou mesmo na orientação de potenciais empreendedores que tenham interesse em investir na cidade. Além da palestra do Diretor-geral, os prefeitos e assessores puderam conhecer melhor as diversas funcionalidades do SipamCidades no estande do Sipam. Dezenas de inscrições para os próximos cursos foram recebidas e encaminhadas aos Centros Regionais para montagem das turmas.

O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas é promovido pelo Governo Federal para apresentar aos gestores municipais recém empossados os programas governamentais e as formas de acessá-los. Também participaram da mesa sobre o desenvolvimento da Amazônia representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), a Subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável (SAE) e o prefeito de Rio Branco (AC), Raimundo Angelim.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
E-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br