Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam participa dos oito dias de ativismo verde em Porto Velho

Notícia

Sipam participa dos oito dias de ativismo verde em Porto Velho

Porto Velho (1/06/2012) - O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) é um dos parceiros da Prefeitura de Porto Velho nas atividades da Semana do Meio Ambiente “8 dias de ativismo verde”, que iniciou nesta sexta-feira (01/06).

Neste primeiro dia, a coordenadora operacional do Centro Regional de Porto Velho, Ana Cristina Strava, representou o órgão como palestrante da II Semana do Meio Ambiente do IFRO/Câmpus Porto Velho. Com o tema “A natureza nos brinda com a qualidade das águas e dos rios”, a palestra se dedicou aos fatores que influenciam a qualidade dos rios e sobre a capacidade dos cursos d’água de absorver impacto de poluições orgânicas. A atuação do Sipam no monitoramento da turbidez do rio Madeira como forma de observar possíveis alterações que venham a surgir com a instalação das usinas foi destaque na exposição.

Cartilha
Outra atividade da semana que contará com a participação de representantes do órgão será o lançamento da cartilha do Projeto Bacias Urbanas, na próxima quarta-feira (06/06), às 8h. A cerimônia contará com a presença de estudantes e professores na escola Joaquim Vicente Rondon, umas das seis que receberam um pluviômetro da Prefeitura.

O lançamento da cartilha marca o início da fase de educação ambiental  do projeto, cuja finalidade é proteger os igarapés urbanos de Porto Velho, evitar alagações e, consequentemente, minimizar os riscos à população na estação chuvosa. Para que isso aconteça, os órgãos públicos precisam contar com a conscientização da população, a começar pelas crianças, que podem reproduzir o aprendizado em casa.

Além de ter contribuído na formatação da cartilha, o Sipam atuou no mapeamento dos igarapés e realiza estudos com os dados dos pluviômetros, a fim de estabelecer padrões para as chuvas que caem sobre a cidade.

Assessoria de Imprensa
telefone - 61/32140257