Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam participa do primeiro Alerta de Cheias de Manaus em 2009

Notícia

Sipam participa do primeiro Alerta de Cheias de Manaus em 2009

{mosimage}O Primeiro Alerta de Cheias de Manaus em 2009 aconteceu na última terça-feira (31), no auditório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Manaus. O Alerta de Cheias de Manaus é um projeto do CPRM, que vem sendo desenvolvido na capital desde 1989 para monitorar o processo anual de cheias nos Rios Solimões, Amazonas e Negro. Durante o evento, o Chefe da Divisão de Meteorologia do Sipam em Manaus, Ricardo Dallarosa, divulgou o Boletim Climático da Amazônia com o prognóstico climático para os meses de abril, maio e junho.

“As chuvas devem continuar no mês de abril, a previsão é de que sejam acima da média no centro e norte dos estados do Amazonas e Roraima; norte dos estados do Pará e Maranhão; e centro e sul do Amapá”, informou Dallarosa. Segundo ele, ainda que no mês de maio a quantidade de chuvas deverá diminuir, já que o mês é de transição. “Em maio começa o período de transição da estação chuvosa para a estação seca, as chuvas devem reduzir, mas não ficam abaixo dos 200 ml no mês”.

Para o superintendente regional do CPRM, Marco Oliveira, as cheias em 2009 preocupam, já que a média prevista para o período pode ser comparada à cheia registrada em 1953, uma das maiores da história na capital. “No dia 31 de março a cota do Rio Negro era de 27, 46m, isso nos faz prever que quando o pico da cheia ocorrer, no mês de junho, a cota variável ficará entre 29,33 e 30,03 m”, ressaltou Oliveira.

De acordo com Marco Oliveira, se as previsões se confirmarem a cheia de 2009 ficará apenas um centímetro abaixo da maior registrada desde 1903. “Em 1953 o registro do Roadway no Porto de Manaus foi de 29,69, se as previsões se confirmarem ficaremos 53 anos depois apenas um centímetro abaixo”, finalizou. Dois Alertas de Cheias ainda estão previstos para acontecer em 2009, nos dias 30 de abril e 31 de maio.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br