Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam participa do evento para debater novas diretrizes da OTCA

Notícia

Sipam participa do evento para debater novas diretrizes da OTCA

{mosimage}Manaus (01/12/2011) - O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) participou do encontro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) em Manaus, ocorrido no dia 21 de novembro. Durante dois dias, foram discutidos o desenvolvimento sustentável da região amazônica e as novas diretrizes da OTCA. O objetivo é o de conferir maior visibilidade à OTCA no momento de renovação do seu papel como coordenadora da cooperação regional e de fortalecimento institucional.

As atividades e os projetos em andamento no Sipam foram tema da palestra proferida pelo diretor-geral do órgão, Rogério Guedes. “Nossa participação foi importante porque projetou um cenário que transcende a Amazônia brasileira e mostrou que o Sipam é um modelo bem sucedido que pode ser aproveitado no tratado”, disse Rogério.

Os temas debatidos durante o primeiro dia de seminário foram: Os desafios e oportunidades da cooperação amazônica; A OTCA como foro de concertação; e A contribuição da OTCA para o bem-estar das populações locais. Entre os debatedores estiveram presentes o Embaixador Rubens Ricupero – Diretor do Departamento de Economia da FAAP, Professora Bertha Becker – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Adalberto Val – Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e Rogério Guedes – diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

O evento foi realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, pela Fundação Alexandre de Gusmão, o Governo do Estado do Amazonas e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus e do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (SUFRAMA).

A OTCA coordena estudos e projetos pilotos sobre as potencialidades econômicas geradoras de renda e oportunidades para a região amazônica proporcionando assim, a efetiva cooperação – integração dos Países Membros do Tratado.

Uma de suas funções como organismo regional é coordenar-se com as demais iniciativas que existem no espaço territorial que abarca a Amazônia, seja em matéria de infraestrutura, transporte ou comunicações. Um elemento importante para conseguir este objetivo é uma adequada interrelação com as ações da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257