Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam participa do Encontro de Prefeitos em Brasília

Notícia

Sipam participa do Encontro de Prefeitos em Brasília

Evento ocorre dias 10 e 11 de fevereiro

Técnicos na capacitaçãoO Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) estará participando do Encontro de Prefeitos, que será realizado em Brasília, nos dias 10 e 11 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. O encontro é promovido pelo Governo Federal, para apresentar aos novos prefeitos os programas governamentais e as formas de acessá-los. O Sipam participará de uma mesa paralela ao encontro, para explicar os programas desenvolvidos pelo órgão aos municípios da Amazônia Legal. Também quer chamar a atenção dos prefeitos para o programa SipamCidade, que oferece capacitação gratuita no uso do software livre Terraview, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para técnicos das prefeituras da Amazônia Legal.

O treinamento tem o objetivo de difundir o uso de geotecnologias para apoio técnico à gestão dos municípios da Amazônia Legal e de construir com os técnicos uma rede de intercâmbio de dados espaciais. O Programa disponibilizará várias informações sobre os municípios, aumentando o conhecimento que as prefeituras têm sobre seus territórios e ajudando no planejamento municipal. Informações sobre tipo de solo, relevo, bacias hidrográficas, vegetação, geodiversidade e outros dados serão repassados às prefeituras em um CD-Rom de fácil manuseio e compreensão.

Os cursos serão realizados nos Centros Regionais do Sipam em Belém, Manaus ou Porto Velho. As informações compartilhadas durante o treinamento poderão ter muitas aplicações práticas, trazendo melhorias sociais, econômicas e ambientais para o município.  O conhecimento espacial poderá ser cruzado com outras informações disponíveis na administração municipal para a elaboração de diversos mapas temáticos, seja visando a proteção das pessoas em caso de secas, enchentes ou deslizamentos, ou mesmo na orientação de potenciais empreendedores que tenham interesse em investir na cidade.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br