Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam participa de Reunião do Comitê de Bacia do Rio Tarumã-Açu

Notícia

Sipam participa de Reunião do Comitê de Bacia do Rio Tarumã-Açu

O Sipam esteve presente na primeira reunião de 2009 do Comitê da Bacia do Rio Tarumã-Açu na última terça-feira (10). Os principais objetivos da reunião foram discutir e definir o calendário de atividades para o ano de 2009 e apresentar o relatório de ações do ano anterior. Os servidores da Divisão de Proteção Ambiental do Centro Regional de Manaus, Marcelo Parise e Ariel Carvalho, representam a instituição no Comitê.

“O Sipam é membro permanente do Comitê, possuindo direito a voto e a participar ativamente em todas as instâncias. A instituição também será responsável pela análise periódica dos impactos no uso da terra dentro da bacia, através de técnicas de geoprocessamento. Além disso, contribuiremos, juntamente com outras instituições de ensino e pesquisa, na capacitação de atores locais no uso de ferramentas de geoprocessamento na gestão da bacia”, contou Marcelo.

Parise informou ainda que a participação do Sipam ficou definitivamente consolidada. “Nesta reunião auxiliamos de maneira objetiva no direcionamento de atividades visando futuramente a definição de políticas públicas no que diz respeito aos usos dos recursos na bacia. No final da reunião, o Sipam foi convidado a fazer parte do conselho consultivo, responsável pela avaliação e acompanhamento de projetos que futuramente serão submetidos ao comitê”.

O Comitê da Bacia do Rio Tarumã-Açu é o primeiro a desenvolver projetos e ações voltadas à sustentabilidade das comunidades do Rio Tarumã-açu. O Comitê é um instrumento de Gestão Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos ligado ao SINGRH (MMA), que busca junto ao Estado meios financeiros e institucionais para atender ao disposto na Constituição Estadual para implementação da Política de Recursos Hídricos no Estado.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
E-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br