Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam participa de Fórum Internacional de Sustentabilidade em Manaus

Notícia

Sipam participa de Fórum Internacional de Sustentabilidade em Manaus

{mosimage} Difundir a prática e mecanismos bem-sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta em pé e suas implicações para a região e o mundo, além do desejo de criar um compromisso político e empresarial com o desenvolvimento responsável da Amazônia foram os objetivos do Fórum Internacional de Sustentabilidade da Amazônia, realizado nos dias 26 e 27 de março, em Manaus.
 
O ex-vice-presidente americano e prêmio Nobel da Paz, Al Gore, falou sobre a importância de conservar a Amazônia para deter o aquecimento global e as mudanças climáticas. O cineasta James Cameron relatou sua experiência pessoal e falou sobre como sensibilizar  a sociedade para a importância e urgência da conservação da Amazônia. O cientista e ecólogo norte-americano, pioneiro na pesquisa da Amazônia, Thomas Lovejoy, palestrou sobre a importância da Amazônia no contexto das mudanças climáticas globais. Por fim, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, discorreu sobre a conservação e sustentabilidade na prática, destacando a experiência do Amazonas.
 
O Fórum reuniu aproximadamente 300 dos principais empresários, executivos e lideranças políticas do Brasil. O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) foi representado durante o evento pelo coordenador Operacional do Centro Regional de Manaus (CR/MN), Manoel Pessoa.
 
A empresa promotora do evento montou um plano de gestão sustentável durante o Fórum, que priorizou o consumo de produtos e alimentos da região, o emprego de materiais de baixo impacto, além da gestão de resíduos sólidos com o reaproveitamento dos insumos usados na produção, utilizando a parceria com cooperativas locais.  O Fórum Internacional de Sustentabilidade realizou também o inventário e neutralização de emissões de gases do efeito estufa através da aquisição de créditos de carbono provenientes do projeto Juma, da Fundação Amazonas Sustentável.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br