Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam participa da Semana de Ciência e Tecnologia em Rondônia

Notícia

Sipam participa da Semana de Ciência e Tecnologia em Rondônia

{mosimage}Porto Velho (21/10/2011) - Por mais um ano consecutivo, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) participa das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 17 a 23 de outubro em todo o país.

Em Porto Velho, as atividades do Centro Regional do Sipam estão intimamente ligadas ao tema da Semana neste ano - “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos” - já que o órgão emite alertas meteorológicos, controla cheias e vazantes dos rios, monitora queimadas, entre outras situações de risco à natureza e à população. Um resumo dessas ações foi apresentado na última segunda-feira (17) aos estudantes de Biologia e Sistemas de Informação da faculdade São Lucas. “Falei sobre a contribuição do Sipam para a prevenção de riscos que acontece através de seu parque tecnológico e dos produtos oferecidos aos parceiros“ revelou Janete Rodrigues, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto responsável pela palestra.

Também dentro das atividades da Semana, o Sipam ofereceu dias 18 e 19 (terça e quarta-feira) palestras aos estudantes de Ensino Médio da Escola Marcelo Cândia, uma das cinco instituições de ensino que sediam pluviômetros do projeto Bacias Urbanas, desenvolvido em parceria com a Prefeitura da capital e a Universidade Federal de Rondônia (Unir). “Colaboradores do Sipam e estudantes de Engenharia Civil falaram sobre a dinâmica das águas nas cidades, tema que pretende difundir o projeto Bacias Urbanas e divulgar aos alunos a necessidade de se proteger os igarapés da cidade”, explica Tatiane Checchia, professora da Unir e orientadora de iniciação científica.

A participação do Sipam na Semana em Rondônia se encerrará com a mesa redonda Registros, Pesquisas e Ações Desenvolvidas por Instituições em Rondônia ligadas a Eventos Climáticos Extremos, que acontecerá dentro do Seminário Mudanças Climáticas e Ações em Rondônia, promovido pelo governo do estado. O evento ocorrerá dia 25 de outubro, na Ceplac.


Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257
(69) 3217-6215