Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam participa da Operação Iracapuru em Manaus

Notícia

Sipam participa da Operação Iracapuru em Manaus

        Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (20) a “Operação Iracapuru”, com a missão de identificar e fiscalizar possíveis infrações na região metropolitana de Manaus. A Operação acontece de forma integrada com a participação de 17 órgãos federais e estaduais. Nos pontos alvos da operação será feita a verificação da documentação técnica, das condições de trabalho, das vulnerabilidades, das competências, dos locais de riscos, da segurança alimentar entre outras ações, para que se possa identificar, orientar e coibir possíveis infrações, particularmente, as ambiental. 
         As operações integradas têm como grande objetivo proporcionar uma fiscalização mais abrangente das áreas críticas que possuem grande potencial de dano ao meio ambiente ou risco à segurança da população. Além disso, é possível verificar aspectos ligados à questões ambientais, trabalhistas, fiscais e policiais de forma coordenada entre os diversos órgãos das esferas federais, estaduais e municipais potencializando, assim, as ações de combate aos diversos tipos de ilícitos.

Órgãos participantes da Operação Manaus I:  
Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Exército Brasileiro (EB); Receita Federal do Brasil (RFB); Ministério Público Federal (MPF); Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Ministério Público do Trabalho (MPT); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM-AM): Comando da Polícia Militar do Amazonas e Polícia Ambiental; Delegacia de Meio Ambiente da Policia Civil do Estado do Amazonas (DEMA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Agência Nacional Transporte Aquaviário (ANTAQ), Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (ICMBio).

Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas de Informação