Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam oferece capacitação gratuita às prefeituras para uso de geotecnologias

Notícia

Sipam oferece capacitação gratuita às prefeituras para uso de geotecnologias

Técnicos na capacitaçãoSistema de Proteção da Amazônia (Sipam) está oferecendo capacitação no uso do software livre Terraview (Sistema de informações geográficas), para técnicos de todas às prefeituras da Amazônia Legal. O treinamento é gratuito e faz parte do Programa SipamCidade, que tem o objetivo de difundir o uso de geotecnologias para apoio técnico à gestão municipal nos municípios da Amazônia Legal e de construir com os técnicos municipais uma rede de intercâmbio de dados espaciais. O Programa disponibilizará informações sobre tipo de solo, relevo, bacias hidrográficas, vegetação, mapa de precipitação (chuva), imagens e outros dados são repassados às prefeituras em um CD-Rom de fácil manuseio e compreensão.

“Após a capacitação, o município terá um suporte técnico permanente no uso da ferramenta para a sua gestão municipal”, explica o coordenador de operações do Sipam, Fernando Campagnoli. Segundo ele, as capacitações, que são de 40 horas, já começaram e estão acontecendo nos Centros Regionais do Sipam em Manaus, Porto Velho e Belém. “No caso do município não poder arcar com as despesas de viagem e estadia de seus técnicos, podem ser formadas turmas com municípios vizinhos, que o Sipam deslocará seus técnicos para a capacitação”, afirma Campagnoli. A meta é capacitar até o final do ano, técnicos de 100 prefeituras. Para 2009, a expectativa é capacitar profissionais de 680 municípios da Região Amazônica.

As informações terão diversas aplicabilidades como sabendo o tipo de solo, relevo e se há chuvas em quantidade, é possível fazer o planejamento das áreas agrícolas. A identificação dos tipos de minérios existentes no município também pode levar a uma exploração planejada e sustentável. Em áreas que precisam ser reflorestadas, o conhecimento sobre o tipo de vegetação primária pode ajudar no replantio das espécies originais.

Prefeituras interessadas podem fazer contato nos Centros Regionais do Sipam

Belém - (91) 3366-2202 / Email: sipamcidade.be@sipam.gov.br

Manaus - (92) 3303-6200 / Email: sipamcidade.mn@sipam.gov.br

Porto Velho - (69) 3217-6202 Email: sipamcidade.pv@sipam.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br