Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam instala antenas para ajudar Justiça do Amazonas

Notícia

Sipam instala antenas para ajudar Justiça do Amazonas

Sipam se reúne com TJ do AmazonasO Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) já instalou 75% das antenas VSAT previstas no Projeto Justiça Efetiva (sistema CNJ/PROJUDI), que deve beneficiar 20 municípios do Amazonas. O Acordo de Cooperação feito com o Tribunal de Justiça (TJ) do Estado prevê a instalação das demais antenas até o final do ano, permitindo que as Comarcas do interior tenham acesso à rede de computadores e aos sistemas corporativos da Justiça.

A tecnologia do Sipam permite à Justiça oferecer às populações que vivem em regiões remotas a mesma agilidade que existe na capital. O TJ buscou a ajuda do Sipam em razão das deficiências na infraestrutura viária e de telecomunicações, das distâncias entre as cidades do Amazonas e das dificuldades de transporte na Região. Segundo a gestora do plano de trabalho do Centro Regional do Sipam, em Manaus, Rosana Gemaque, as antenas VSAT instaladas para apoiar o trabalho das Comarcas podem ser compartilhadas com outras instituições – o que já ocorre em diversas cidades. Em razão do ajustes orçamentários, alguns prazos foram revistos, mas até o final de 2009 todos os municípios previstos já deverão contar com a tecnologia do Sipam.

Nos próximos meses, o Tribunal de Justiça entregará ao Sipam 11 computadores, de um total de 25 previstos no Acordo, e mais dois equipamentos para armazenar dados (storages). Com esses equipamentos, o Sipam terá condições de concluir a operação. Já estão operando em rede as Comarcas de Tabatinga, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Tefé, Coari, Uarini, Presidente Figueiredo, Alvarães, Parintins, Maués, Japurá e São Gabriel da Cachoeira. As próximas cidades beneficiadas serão Nhamundá,  Manicoré, Carauari, Humaitá e Guajará.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br