Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam instala antena de comunicação em unidade prisional no Amazonas

Notícia

Sipam instala antena de comunicação em unidade prisional no Amazonas

{mosimage}O Centro Regional do Sipam em Manaus enviou técnicos da área de manutenção ao município de Itacoatiara, distante de Manaus 176 km, para a realização da missão de instalação e manutenção de antenas VSAT (permite o acesso à dados, à internet e telefone). De acordo com o coordenador da área de manutenção do Centro de Manaus, Carlos Fontinelle, a instalação da antena VSAT foi feita na Unidade Prisional do município de Itacoatiara. “O pedido feito pela Secretaria de Justiça (Sejus) do Amazonas com o objetivo de interligar à direção da Unidade com a Secretaria, para auxiliar no controle dos internos por meio do uso da internet”, afirmou.

De acordo com Fontinelle, na Unidade Prisional de Itacoatiara não há outro tipo de comunicação. “Outras operadoras negaram-se a levar um cabo telefônico até o presídio alegando que o ônus seria muito alto. Não há internet e não há sinal para celular. O único contato é através de um telefone que se encontra na Unidade Feminina, distante da unidade onde foi instalada a Vsat, por isso, a importância da instalação dessa antena”, ressalta. Com a instalação, a unidade prisional irá utilizar a internet para comunicação com à Sejus em Manaus e manter contato com as demais unidades prisionais. O ramal telefônico será mais um canal de comunicação entre as unidades e a Sejus.

O sistema VSAT

O sistema VSAT (Very Small Aperture Terminal) surgiu na década de 90 e consolidou o espaço como mais um meio físico para o uso das comunicações. Sua principal característica é a necessidade de uma menor banda nos transponders, utilização de antenas menores e, em consequência, a utilização de mais potência no uplink e downlink. São utilizados frequentemente em regiões remotas, onde a infraestrutura local (cabos metálicos, enlaces de microondas ou fibra ótica) é pouco desenvolvida. O Sipam também vem investido na melhoria do parque tecnológico. Neste ano, a instituição adquiriu novas 1.033 antenas de comunicação, investindo R$ 9 milhões.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br