Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam instala 27 antenas parabólicas em pontos isolados da Amazônia

Notícia

Sipam instala 27 antenas parabólicas em pontos isolados da Amazônia

Mapa missão ComaraO Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República, prepara três missões nesse mês de abril, para levar comunicação (voz e dados, telefone e internet) a pontos isolados da Amazônia Legal. O Sipam instalará 27 antenas VSATs (Very Small Aperture Terminal), que permitem ao usuário a transmissão e recepção de dados, voz e imagens. O Sipam conta atualmente com 612 antenas funcionando na Amazônia Legal, ajudando instituições como o Ibama, Polícia Federal, prefeitura, Forças Armadas, Funai e a Receita Federal nas suas operações, explica o coordenador de Manutenção do Sipam, Marcos Bernardini.

Essa semana iniciou a missão FLONA (Floresta Nacional) Bom Futuro no município de Buritis e Porto Velho, em Rondônia. Os técnicos do Sipam irão instalar cinco antenas nas guaritas recém construídas pelo Ibama dentro da Unidade de Conservação FLONA Bom Futuro. Com a ajuda do Exército nessa operação, o Ibama quer impedir o desmatamento, invasões e apreender bois piratas dentro do parque.  
  
O Sipam também colocará 4 antenas nos Pelotões Especiais de Fronteira no Estado de Roraima, localizados nas fronteiras da  Guiana e da Venezuela, nos municípios de Bonfim, Normadia, Pacaraima, Uiramutã. Esses Batalhões ficam em lugares distantes sem comunicação de telefone ou internet. Além disso, serão instalados terminais transportáveis na BR 319, no Amazonas (a 200 quilômetros de Manaus), onde o 6 Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) está trabalhando na construção da rodovia.

Também serão instaladas mais 13 VSATs em pequenos aeroportos nos municípios – alguns próximos de fronteiras – de Santa Rosa do Purus (Acre), Eirunepé, Palmeira do Javari, Tabatinga, Estirão do Equador, Yauarete, Tunui Cachoeira, Uaupés, Barcelos e Moura (todos no Amazonas), Monte Alegre, Tirios (Pará) e Oiapoque (Amapá). Nesses municípios, o acesso é somente aéreo ou fluvial. As antenas serão para ajudar na comunicação de telefone e internet nesses lugares e foram solicitadas pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), da Aeronáutica.

No mês passado, o Sipam instalou uma antena VSAT em Santa Rosa do Purus, última localidade da fronteira do Brasil com o Peru, no Acre. A antena beneficiou a Polícia Federal (PF), que recebeu o equipamento para o Posto de Controle de Fronteira. Além de proporcionar maior agilidade às ações da Polícia Federal, a VSAT permite acesso a todos os sistemas eletrônicos da instituição, como, por exemplo, o Sistema Nacional de Procurados e Impedidos e o Infoseg. Também será possível realizar os procedimentos migratórios de todos os cidadãos estrangeiros e brasileiros que entram ou deixam o país pelo Posto de Fronteira.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br