Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam entrega mapas atualizados de todos os municípios de Rondônia

Notícia

Sipam entrega mapas atualizados de todos os municípios de Rondônia

O Centro Técnico e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia em Porto Velho (CTO/PV) entrega nesta sexta-feira, 30 de novembro, mapas atualizados e detalhados de cada um dos municípios rondonienses aos prefeitos de todo o Estado. Os mapas contêm o levantamento georreferenciado da malha viária e pontos de referência levantados em trabalhos de campo com equipamentos de GPS Topográfico. Trata-se do resultado de ações realizadas pelo Sipam entre 2004 e 2007, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (UE-IBGE/RO), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA-SR17/RO), Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan/RO) e Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia (DER/RO).

O trabalho foi realizado com o objetivo primordial de fornecer dados georreferenciados visando correções e ajustes na representação técnica cartográfica dos limites municipais, bem como compor com informações atualizadas  a base cartográfica do Estado de Rondônia, subsidiando, assim, ações dos poderes federal, estadual e municipais. Tais informações permitirão melhor planejamento e acompanhamento de ações sociais e de desenvolvimento regional.  Também será apresentada proposta de preservação da mata ciliar ao longo dos cursos d´água que formam as bacias hidrográficas dos locais de captação, tratamento e distribuição de água à população, buscando conscientizar as administrações municipais para a necessidade de recuperação e preservação dessas bacias.

Os dados estão disponíveis para todos os municípios do Estado. A entrega dos mapas ocorre em cerimônia na sede do CTO/PV (Avenida Lauro Sodré, 6.500 – Aeroporto) a partir das 14h (16h, pelo horário de Brasília) desta sexta-feira, 30 de novembro, com a presença do Gerente do Centro Técnico e Operacional do Sipam em Porto Velho, José Neumar da Silveira; e do presidente da Associação Rondoniense de Municípios (ARON), José de Abreu Bianco.

Ascom/Censipam