Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam e Sedam comemoram Dia Meteorológico Mundial em 23 de março

Notícia

Sipam e Sedam comemoram Dia Meteorológico Mundial em 23 de março

Evento contará palestras gratuitas e abertas ao público


O Dia Meteorológico Mundial, 23 de março, será comemorado este ano em Rondônia com um evento promovido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), na próxima terça-feira.

Parceiros dos órgãos, estudantes e demais interessados em meteorologia estão convidados a participar das palestras ministradas pelos meteorologistas dos dois órgãos. Fabio Adriano Saraiva, da Sedam, abordará o tema “Meteorologia como ferramenta de gestão econômica no estado de Rondônia”. José Carvalho, do Sipam, falará sobre “Aquecimento global e mudanças climáticas”. Após as apresentações, estão previstas demonstrações práticas e uma visita às instalações da meteorologia do Sipam.

A programação iniciará às 14h30 e faz parte das comemorações da Semana da Água no estado. A participação é gratuita e será certificada.

Data destaca importância da meteorologia

O Dia Meteorológico Mundial é celebrado todos os anos pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), pelos seus 187 países membros e por toda a comunidade meteorológica. Este ano o tema da OMM para o dia enfatizará a importância da meteorologia na vida de todos os cidadãos e fará alusão à data em que a Organização foi criada (1950): “60 anos a serviço de sua segurança e bem-estar”.

A pesquisa científica da atmosfera e as aplicações que dela decorrem definem o universo e a abrangência da Meteorologia, ciência presente no dia-a-dia da sociedade, sobretudo pelas previsões do tempo. Tais prognósticos são essenciais para muitas atividades humanas e para o entendimento das transformações rápidas do ambiente.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br