Você está aqui: Página Inicial / Notícias / SIPAM é premiado no XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Notícia

SIPAM é premiado no XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

O trabalho "Informação Geográfica para a Gestão Municipal da Amazônia Legal", do Centro Técnico e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia em Belém (CTO/BE), foi um dos doze premiados na categoria pôster no XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, realiizado entre os dias 21 e 26 de abril de 2007 em Florianópolis (SC). O trabalho foi apresentado pelo Analista Intelectual Marcus Andre Fuckner, do CTO de Belém. Na categoria pôster concorreram aproximadamente 700 trabalhos.

O trabalho apresentou os resultados obtidos e as perspectivas de trabalho com o Programa de Suporte a Administração Municipal (PROSAM). Por meio desse programa já foram entregues mapas planimétricos (elaborados a partir das bases cartográficas do SIPAM/IBGE) e cartas-imagem (elaboradas a partir de imagens Landsat ou CBERS) com padronização específica a 110 municípios da área de abrangência do CTO-Belém. Isso garantiu apoio às ações de planejamento e gestão municipal.

Para alguns projetos específicos também foram elaborados mapas temáticos (cobertura vegetal, geomorfológico, pedológico, etc.). Em fase de expansão, o PROSAM tem como novas metas a integração de dados estatísticos (socioeconômicos, indicadores demográficos, de saúde) para representações temáticas; elaboração de nota técnica sobre cartografia e sensoriamento remoto; capacitação de técnicos do poder público de municípios de uma determinada região geográfica em municípios pólo para manipulação de dados georreferenciados; ampliação e atualização das bases de dados vetoriais e da toponímia com o repasse de informações; e divulgação e avaliação através do contato com as prefeituras, participação em eventos e elaboração e publicação de artigos técnico-científicos.

Ascom/Censipam