Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam e prefeitura de Presidente Figueiredo assinam Acordo de Cooperação Técnica

Notícia

Sipam e prefeitura de Presidente Figueiredo assinam Acordo de Cooperação Técnica

{mosimage} O gerente do Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) de Manaus, Bruno Monteiro, e o prefeito de Presidente Figueiredo, Antonio Vieira, assinaram nesta quarta-feira (30) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o intuito de monitorar as áreas de interesse ambiental do município, situado na região do Médio Amazonas, localizado a 107 quilômetros (em linha reta) da Capital do Estado.
 
Segundo o prefeito de Presidente Figueiredo, o acordo é de extrema importância para o município. “O nosso interesse é preservar e com isso fomentar a atividade econômica, pois a região possui muitas belezas naturais. Pretendemos implementar diversos projetos para que os moradores de Presidente Figueiredo tenham suas rendas a partir do ecoturismo e não permitam a destruição das florestas. Precisamos que em 2014 o nosso município esteja preparado para receber os turistas que vierem para a Copa. O Sipam é peça fundamental para implementarmos nossos projetos”, explicou Vieira.
 
De acordo com Bruno Monteiro, a parceria traz ganhos não apenas para a cidade e para o Sipam, mas para todo o Amazonas. “Com o acordo, vamos promover um intercâmbio de informações, infra-estrutura e capacitação de recursos humanos para apoio às atividades e projetos que visem o desenvolvimento de ações conjuntas das instituições na geração de conhecimentos atualizados para a proteção, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal Brasileira. E esse é o papel do Sipam”.

O gerente do Sipam informou ainda que antes mesmo da parceria os projetos do órgão já atendiam o município. “Dois técnicos da prefeitura de Presidente Figueiredo já foram capacitados em geotecnologias pelo programa SipamCidade, que tem o objetivo de apoiar as prefeituras para uma melhor gestão territorial. Em agosto, levamos ao prefeito os resultados do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE), com um alerta de desmatamento referente à APA Cavernado Maroaga. A partir daí o prefeito mostrou grande interesse em firmar esse acordo e hoje estamos concretizando”.

Com a parceria o Sipam também vai instalar uma antena de comunicação VSAT para atender o município.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br