Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam e Prefeitura de Presidente Figueiredo (AM) discutem acordo

Notícia

Sipam e Prefeitura de Presidente Figueiredo (AM) discutem acordo

{mosimage}A situação crítica da Unidade de Conservação Estadual que fica na Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, no município de Presidente Figueiredo (AM), levou a Prefeitura e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) a discutirem os termos de um acordo de cooperação para combater a destruição do local. A reunião técnica realizada em 2 de setembro definiu os moldes do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que será firmado entre a prefeitura do município e o Sipam. A equipe de técnicos e o Gerente do Centro Regional de Manaus, Bruno Monteiro, foram recebidos pelo Prefeito do município, Antonio Fernando Vieira, e pelo Secretário de Meio Ambiente, Haroldo Bittar.
 
Durante a reunião os resultados do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE) de 2007 com o incremento de 2008 foram apresentados ao prefeito em uma palestra proferida por Solange Costa. Na apresentação Solange mostrou detalhes da destruição da Unidade de Conservação Estadual, situada no município, que fica a 107 quilômetros de Manaus. Ao ver os resultados do programa, o prefeito Antonio Fernando Vieira se surpreendeu com o trabalho. “Achei um trabalho fantástico, muito bem detalhado. Nossa preocupação em relação ao desmatamento no nosso município é muito grande. Hoje estamos atuando com uma força tarefa para tentar coibir qualquer desflorestamento. Esse trabalho vai ser muito útil para nós”.
 
Depois de apresentar as sugestões, o Plano de Trabalho foi discutido entre os presentes. “Dentre os vários pontos que estão inseridos no plano destacamos o uso da estrutura do município, aproveitando os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente que estão em campo para fazerem validação de alguns dados. Com a assinatura do acordo, sem dúvida é a sociedade que sairá ganhando”, afirmou Bruno Monteiro.
 
A expectativa é de que a assinatura do acordo entre as duas instituições seja realizada ainda em setembro, no Centro Regional de Manaus, com a presença do diretor-geral do Sipam, Rogério Guedes.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br