Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam é homenageado em Congresso de Meteorologia

Notícia

Sipam é homenageado em Congresso de Meteorologia

{mosimage}O diretor-geral do Sipam, Rogério Guedes, participou, na última segunda-feira (13), da abertura do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia que acontece em Belém (PA).  Durante a cerimônia de abertura, o Sipam foi homenageado com o Prêmio "Alberto Serra”. O  meteorologista Ricardo Dallarosa, representando os meteorologistas do Sipam, recebeu a homenagem.

O Congresso, que encerra nessa  sexta-feira (17) e conta com a participação dos servidores e bolsistas da Meteorologia dos Centros Regionais, tem como tema a Amazônia e o Clima Global. O Sipam também tem um estande no local do evento, possibilitando mostrar os trabalhos desenvolvidos pelo órgão aos participantes do Congresso. Além da instalação de uma VSAT,  para apoio de conectividade.

O Congresso, promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET),  reúne especialistas, profissionais e estudantes  para discussões e atualizações sobre o estudo de clima e tempo. As discussões giram em torno das questões climáticas e suas relações com o clima, desenvolvimento econômico, o ciclo da água, saúde, qualidade de vida, matriz energética e impactos ambientais, ressalta a coordenadora Operacional, Jaci Saraiva.

Os meteorologistas do Sipam também apresentam trabalhos no Congresso. Como por exemplo, os servidores José Carvalho e Luiz Alves, que mostraram painéis dentro da temática “Sistemas Meteorológicos e Previsão do Tempo”. Carvalho fará exposição sobre a Identificação e Análise de ocorrência de tempo severo em Porto Velho. O estudo de caso foi baseado na análise das fortes chuvas (acima de 100 mm) ocorridas entre os dias 14 e 15 de março de 2010, que causaram alagações na capital rondoniense.

Já Luiz apresentará o trabalho “A ação antrópica na região central de Rondônia e a resposta climática”, que relaciona o aumento de temperatura e alterações no regime de chuvas com o desmatamento ocorrido nos municípios que margeiam a BR-364. Analisando os registros de 1950 a 2008, o meteorologista detectou acréscimo de cerca de 3ºC na temperatura média e oscilação na precipitação, principalmente após a década de 70, quando se deu o asfaltamento da rodovia.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br