Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sipam e entidades discutem formar uma rede de combate ao desmatamento

Notícia

Sipam e entidades discutem formar uma rede de combate ao desmatamento

{mosimage}Belém (01/09/2011) - Representes do Centro Regional do Sipam de Belém, Ministério Público do Estado do Pará, Ibama, Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Imazon e Inpe se reuniram, na última sexta-feira, para discutir uma rede de combate ao desmatamento no Pará. Essa foi a segunda reunião técnica coordenada pelo Ministério Público do Pará, com o objetivo de estabelecer uma estratégia em conjunto com órgãos públicos e entidades para combater o desmatamento.

Segundo a procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Meio Ambiente, Maria da Graça Azevedo, a proposta é realizar um trabalho conjunto com todas as instituições ligadas ao meio ambiente, formando uma rede de coleta e de produção de informações. “Assim, teremos um trabalho efetivo de controle do desmatamento”, explicou Maria da Graça.

Durante o evento, foi apresentado o papel do Ministério Público no combate ao desmatamento e a sua experiência de atuação em rede. O Centro Regional de Belém apresentou a experiência de construção de um banco de dados para o Programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. "A criação do banco de dados foi fundamental para verificar a situação de pré-regularização fundiária, além da fiscalização das mudanças que ocorrerão na região após a regularização”, ressaltou o gerente do Centro Regional do Sipam, Carlos Alberto de Freitas.

O Sipam vem participando das discussões desde a primeira reunião, contribuindo com sugestões para que a rede seja munida de informações, ajudando nos processos de tomada de decisão pelos órgãos competentes de forma rápida e efetiva.

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257